Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia
DOI:
10.37001/remat25269062v20id363Palavras-chave:
Licenciatura em Pedagogia, Abordagem teórico-metodológica para o ensino de Matemática, Formação do professor que ensina MatemáticaResumo
Este texto refere-se às discussões ocorridas no âmbito do GD1 "Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia", durante o VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática, que ocorreu de modo presencial, nos dias 31/03/2023 e 01/04/2023, nas dependências do Instituto Federal de São Paulo, campus São Paulo. Contextualiza-se, inicialmente, a formação do professor no curso de Pedagogia; na sequência, é apresentada a organização da roda de discussão, com a descrição do perfil dos presentes e uma síntese das reflexões trazidas pelas debatedoras, bem como as questões que foram debatidas pelos participantes; ao final, são apontadas algumas proposições e encaminhamentos para se pensar a formação inicial de professores que ensinam matemática na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Defende-se a necessidade de um olhar mais atento à formação desse profissional no que diz respeito à carga horária a ela destinada no curso, bem como as questões teórico-metodológicas que são abordadas durante a graduação, com vistas à atuação profissional.
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