Educação Matemática Realística e Resolução de Problemas integrados à Educação Financeira Escolar no Ensino Médio

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v21id432

Palavras-chave:

Educação Financeira Escolar, Novo Ensino Médio, Educação Matemática Realística, Resolução de Problemas

Resumo

Este estudo investiga a integração da Educação Matemática Realística (EMR) e Resolução de Problemas (RP) com a Educação Financeira no Novo Ensino Médio (NEM), visando potencializar a aprendizagem matemática e o desenvolvimento de uma educação financeira saudável. Realizado com alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola estadual de Canoas, Rio Grande do Sul, o projeto focou no itinerário formativo de Educação Financeira Escolar (EF), abordando o conteúdo de juros compostos. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, envolvendo a participação de 12 estudantes selecionados por sua escolha de cursar o Itinerário Formativo (IF) de EF. As atividades foram projetadas para aplicar e desenvolver conceitos da EMR, incorporando problemas autênticos da vida cotidiana para conectar o ensino da matemática à realidade dos alunos. A coleta de dados se deu por meio da observação das respostas dos alunos a tarefas matemáticas específicas, focadas na EF, e análise de suas interações e discussões durante o processo de RP. Os resultados indicam que a abordagem interdisciplinar, combinando EMR, RP e EF, facilita uma compreensão mais profunda e aplicada da matemática, promovendo o desenvolvimento de habilidades críticas e práticas nos estudantes. Os resultados apontam que a integração efetiva da EMR e RP ao ensino de conteúdos financeiros no NEM não apenas auxilia no aprendizado matemático, mas também possibilita o desenvolvimento de habilidades com os estudantes para enfrentar desafios financeiros reais, demonstrando o valor prático da matemática na formação de cidadãos críticos e conscientes.

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Biografia do Autor

Jonata Souza dos Santos, Universidade Luterana do Brasil

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (UPS). Professora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

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Publicado

21-06-2024

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Como Citar

SANTOS, Jonata Souza dos; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Educação Matemática Realística e Resolução de Problemas integrados à Educação Financeira Escolar no Ensino Médio. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 21, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v21id432. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/432. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática