“Venham conosco um sábado para ver...”: pensar com Paulo Freire a formação de professores e de professoras de Matemática em uma Licenciatura em Educação do Campo

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v22id447

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação do Campo, Rural, Formação de professores e de professoras de Matemática, Paulo Freire

Resumo

Este artigo tem como objetivo pensar com Paulo Freire a formação de professores e de professoras de Matemática em Licenciaturas em Educação do Campo. Ainda que, muitas vezes, os conceitos freireanos não estejam diretamente expressos em documentos ou práticas vinculados a essa formação, acreditamos que o pensamento de nosso patrono nos permite qualificar a leitura desses processos formativos, em uma abordagem crítica e reflexiva. Para isso, discutimos, especificamente, o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirmando tanto os princípios gerais do curso - o protagonismo dos sujeitos e dos seus contextos de produção de vida; a formação de docentes por área de conhecimento; e a organização dos tempos e espaços em alternância - quanto processos específicos da habilitação em Matemática junto pensamento pedagógico de Paulo Freire. As interpretações colocadas não se restringem aos contextos rurais, mas nos ajudam a tensionar ideários, discursos e práticas ligados à educação matemática e promovidos em diferentes contextos, inclusive os urbanos. O que se intenciona, então, é aprender sobre educação matemática com os territórios camponeses, em diversidade, movimento e coletividade, na direção de um convite: “Venham conosco um sábado para ver…”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Filipe Santos Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Trinidad Vaccarezza, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Meiriele Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referências

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Licenciatura em Educação do Campo: histórico e projeto político-pedagógico. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Aracy Alves. (Orgs.). Educação do Campo: desafios para a formação de professores. São Paulo: Autêntica, 2013.

CGEC - COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. Ministério da Educação. Licenciatura (Plena) em Educação do Campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida dos et al. Dossiê Educação do Campo: documentos 1998-2018. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2019. p. 227-237.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2013a.

________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

________. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido [recurso eletrônico]. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013c.

________. Pedagogia do Compromisso: América Latina e educação popular. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

________. Pedagogia do Oprimido [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013b.

________. Política e educação. 8. ed. São Paulo: Villa das Letras, 2007.

________. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Versão Preliminar. 2024.

ZITKOSKI, Jaime José. Diálogo/Dialogicidade. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Downloads

Publicado

01-08-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 236     PDF downloads: 116

Como Citar

FERNANDES, Filipe Santos; VACCAREZZA, Trinidad; CRUZ, Meiriele. “Venham conosco um sábado para ver...”: pensar com Paulo Freire a formação de professores e de professoras de Matemática em uma Licenciatura em Educação do Campo. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v22id447. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/447. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Educação Matemática com Paulo Freire: práticas, pesquisas e políticas