Uma virada vital-praxiológica na formação indisciplinar de educadores
DOI:
10.37001/remat25269062v19id725Palavras-chave:
Formação indisciplinar de educadores, Virada vital-praxiológica, MatemáticaS, Decolonialidade, DesconstruçãoResumo
Neste artigo, com base nos trabalhos de Wittgenstein, apresentamos uma imagem de matemáticaS que permite desconstruir discursos colonialistas que as veem como um saber unitário, universal, lógico-formal, abstrato e neutro a ditar normas deterministas para o mundo vital-praxiológico, bem como consideramos outro modo de se fazer as matemáticaS participarem de uma formação indisciplinar de educadores orientada por uma ética-política decolonial que promova a diversidade de formas de vida e a convivência colaborativa e democrática entre os seres naturais que as constituem. Como exemplo disso, descrevemos a prática cultural amazônica de garimpagem de ouro – que, em seus aspectos regrados orientados por propósitos normativos comunitários, poderia ser vista como uma matemática –, problematizando-a em seus efeitos e afetos ambientais, políticos, econômicos, sociais, sanitários, jurídicos, dentre outros.
Downloads
Métricas
Referências
CAHETÉ, F. S. A Extração do Ouro na Amazônia e Implicações para o meio ambiente. Novos Cadernos NAEA, [S.l.], v. 1, n. 2, dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/14
CHAVES, W. M. B. Urnas funerárias: Os Marajoaras e suas Representações Visuais. Dissertação de Mestrado. Instituto de Artes. UNB. 2020.
CASTRO, S. Condescendência: estratégia pater-colonial de poder. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (org.). Pensamento Feminista Hoje: Perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. Disponivél em: https://revistas.ufpi.br/index.php/fundamentos/article/view/7863
DE-PAULA, V. G.; LAMAS-CORRÊA, R.; TUTUNJI, V. L. Garimpo e mercúrio: impactos ambientais e saúde humana. Em Universitas: Ciências da Saúde, v. 4, n. 1 / 2, p. 101-110, 2006. Disponível em: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/cienciasaude/article/view/25
FALEIROS, G. Por dentro do garimpo ilegal de ouro na Amazônia. Em Jornal Mongabay, 2020. Disponível em: https://brasil.mongabay.com/2020/07/por-dentro-do-garimpo-ilegal-de-ouro-na-amazonia/
HADDOCK-LOBO, R. Considerações sobre “Posições” de Derrida. Em o que nos faz pensar no. 21, maio de 2007. Disponível em: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/219/218
MIGUEL, A.; TAMAYO, C. Wittgenstein, Terapia e Educação Escolar Decolonial. Em Educação e Realidade, v. 45, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/Dr9NNdnXMHChBfYvVRdXrVf/?lang=pt
PAHL SCHAAN, D. A arte da cerâmica Marajoara: Encontros entre o passado e o presente. Em revista Habitus, v. 5, n.1, p. 99-117, jan./jun. 2007. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/380/316
SOUZA, E. G.; MIGUEL, A. A encenação de práticas culturais na tessitura de outras escolas: a vida como eixo da ação educativa. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 15, n. 33, p. 166-184, 2020. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/227
TURING, A. M. On computable numbers, with an application to the entscheidungsproblem. The Graduate College, Princeton University, New Jersey, U.S.A., p. 230-265, 1936.
WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. 2009. Palestra apresentada no Seminario “Interculturalidad y Educación Intercultural”. Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz.
WITTGENSTEIN, L. Philosophische Untersuchungen/Investigações filosóficas. Trad. de ALMEIDA, J.J. Edição Bilíngue Alemão-Português, 2017.
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 364 PDF downloads: 133 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 30
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.