Sobre a noção de Situação Didática Olímpica aplicada ao contexto das Olimpíadas Internacionais de Matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18id533

Palavras-chave:

Engenharia Didática, Teoria das Situações Didáticas, IMO

Resumo

O presente artigo apresenta uma ordem teórico-conceitual específico de uma estruturação da investigação em Didática da Matemática com a finalidade de mostrar uma discussão e a oportunidade do alcance de conhecimentos didático-metodológicos envolvendo o ensino de Geometria Plana por meio de Problemas Olímpicos obtidos das avaliações da Olimpíada Internacional de Matemática. O objetivo do trabalho é realizar uma Engenharia Didática pretendendo a estruturação de uma Situação Didática Olímpica, com ênfase no ensino de Geometria Plana, com o apoio do softwareeducacional GeoGebra como recurso tecnológico com o propósito de proporcionar a compreensão de novas resoluções aos alunos por meio dos comandos e visualização das figuras expostas na situação-problema didática olímpica. Foi utilizada a metodologia de Michèle Artigue (1988), a Engenharia Didática enumerado nas suas primeiras fases: Análises preliminares e Concepção e Análise a priori da situação didática, com dedicação à concepção e a modelização de figuras planas de uma situação-problema olímpica em acréscimo com a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau (1986) e o software educacional GeoGebra como recurso tecnológico colaborando na construção junto aos comandos operacionais e a visualização da figura. Essa proposta tem importância em uma Situação Didática Olímpica para os professores de matemática promover momentos de interação que favoreceram a execução em sala de aula ou na preparação de procedimentos para a Olimpíada Internacional de Matemática, ou seja, para um melhor planejamento e na aprendizagem metodológica aplicada no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Professor temporário da Secretaria de Educação do Município de Quixeramobim – SEDUC.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista de produtividade do CNPQ – PQ2. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação profissional tecnológica. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Ensino de Ciências e Matemática. Página pessoal: https://ifce.academia.edu/RegisFrancisco/Journal-Articles. 

Beatriz Maria Pereira Maia, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora da rede privada no município de Fortaleza.

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

SANTIAGO, Paulo Vitor da Silva; VIEIRA ALVES, Francisco Régis; PEREIRA MAIA, Beatriz Maria. Sobre a noção de Situação Didática Olímpica aplicada ao contexto das Olimpíadas Internacionais de Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021029, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id533. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/129. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos