Engenharia Didática (ED) aplicada a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e privadas (OBMEP): Situações Didáticas Olímpicas (SDO) para o ensino de geometria Euclidiana plana

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id416

Palavras-chave:

OBMEP, Engenharia Didática, Teoria das Situações Didáticas

Resumo

Este artigo apresenta elementos de ordem teórico-conceitual característicos de um design de investigação em Didática da Matemática com o escopo de assinalar uma discussão e a possibilidade do ganho de conhecimentos didático-metodológicos acerca do ensino de geometria Euclidiana plana por meio de Problemas Olímpicos (PO) retirados das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Púbicas e Privadas (OBMEP). O objetivo é realizar uma Engenharia Didática (ED) visando a construção de uma Situação Didática Olímpica (SDO), com foco no ensino de geometria Euclidiana Plana, com o auxílio do software GeoGebra como recurso tecnológico com o intuito de possibilitar a percepção de novas estratégias aos estudantes por meio da movimentação e visualização das figuras apresentadas na situação-problema. Foi usada a metodologia Engenharia Didática (ED) pautado nas suas duas etapas iniciais: Análises preliminares e Concepção e Análise a priori da situação didática, com atenção especial dedicada à concepção e a modelização de uma situação-problema em complemento com a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e o softwareGeoGebra como recurso tecnológico auxiliadora na visualização e modelização. Apresentou-se uma proposta através de uma SDO para os professores utilizarem em sala de aula ou em preparações para a OBMEP e com isso, espera-se que ela contribua para o planejamento e na diversidade metodológica aplicada no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

José Gleison Alves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Ceará - IFCE.

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática - IFCE, professor de Matemática do Ensino Fundamental na Escola Antonio Custódio de Azevedo - Sobral-CE, possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2015). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Faculdade Kurios.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professor Titular do departamento de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE, Campus Fortaleza. Bolsista de Produtividade do CNPQ – PQ2. Docente Permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática – PGECM/IFCE, Docente Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica – PROEPT/IFCE

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), cursando Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, currículo e ensino no eixo Ensino de Matemática pela UFC e Pós-doutorando em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada pela UFC. Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú e Coordenador do Projeto Federal Residência Pedagógica. Pesquisador na área de educação

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

ALVES DA SILVA, José Gleison; VIEIRA ALVES, Francisco Régis; MENEZES, Daniel Brandão. Engenharia Didática (ED) aplicada a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e privadas (OBMEP): Situações Didáticas Olímpicas (SDO) para o ensino de geometria Euclidiana plana. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020047, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id416. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/168. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos