Contributos da Didática Profissional na formação de professores: um estudo sobre conjuntos numéricos

Autores

  • Georgyana Gomes Cidrão georgyanacidrao28@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará https://orcid.org/0000-0002-4401-5904
  • Francisco Régis Vieira Alves fregis@gmx.fr
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Palavras-chave:

Didática Profissional, Formação Profissional, Axiomas

Resumo

No Brasil quando pretende-se investigar sobre o ensino e aprendizagem no campo da Matemática, existe uma forte herança francesa advinda da Didática da Matemática. Todavia, quando surge a preocupação em analisar a atividade e a competência do professor de Matemática, a Didática da Matemática não desenvolve tais premissas. No entanto, uma vertente francesa da década de 90 tida como Didática Profissional ajuda a compreender essa lacuna. Por esse viés, esse trabalho procurou como referência a Didática Profissional juntamente com a Didática da Matemática para investigar um cenário novo no que se refere a competência e habilidade do professor de Matemática, voltada para um sistema de ensino. Portanto, o objetivo desse trabalho se encontra em aderir os elementos da Didática Profissional para categorizar a concepção dos professores em formação continuada e formação inicial a respeito dos conjuntos numéricos, a partir de uma entrevista semiestruturada. Para tal finalidade, os dados oriundos obtidos mostraram como as categorias dos professores se enquadram nos termos investigativos da Didática Profissional. Dessa forma, o presente trabalho aponta um desenvolvimento acerca da aprendizagem do professor a partir do trabalho.

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Biografia do Autor

Georgyana Gomes Cidrão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em matemática. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor de Educação matemática, Universidade Federal do Ceará. Professor e Coordenador do Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

01-09-2019

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Como Citar

GOMES CIDRÃO, Georgyana; VIEIRA ALVES, Francisco Régis. Contributos da Didática Profissional na formação de professores: um estudo sobre conjuntos numéricos. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 23, p. 426–448, 2019. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/213. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos