Pressupostos Éticos de Pesquisas em Educação Matemática: um ensaio

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id789

Palavras-chave:

Ética, Pesquisas em Educação Matemática, Modelo dos Campos Semânticos, Filosofia da Educação Matemática

Resumo

Neste texto exploramos algumas conexões entre filosofia e educação matemática propondo a exploração dos pressupostos éticos – valores - presentes em trabalhos acadêmicos. Trata-se de um ensaio teórico que aborda brevemente um histórico da subárea de Filosofia da Educação Matemática e perpassa produções que apontam delimitações e objetivos, métodos e objetos desta subárea. Trazemos ainda contribuições do campo da filosofia para pensar ética e linguagem, além de uma produção própria ao campo: o Modelo dos Campos Semânticos. Este movimento e proposta se justificam pela produção de aproximadamente meio século de pesquisas em Educação Matemática em programas específicos e que, de forma explícita ou não, valoram e induzem posturas, seja para a sala de aula de Matemática dos mais diversos níveis de ensino, seja para a própria pesquisa em Educação Matemática que se retroalimenta. Posturas, valores, pressupostos podem assim serem repetidos sem maiores reflexões de seus fazeres e motivações que os originam e que, talvez, já não façam mais sentido na atualidade das produções. Assim, nossas reflexões se concluem em duas direções: a explicitação dos pressupostos éticos pelos autores de pesquisas em Educação Matemática e, também, uma possível agenda para a Filosofia da Educação Matemática que busque evidenciar nestes trabalhos tais pressupostos éticos.

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Biografia do Autor

Thiago Pedro Pinto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

 Doutor em Educação para as Ciências (Unesp). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

01-01-2023

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Como Citar

PINTO, Thiago Pedro. Pressupostos Éticos de Pesquisas em Educação Matemática: um ensaio. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, p. e023069, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id789. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/13. Acesso em: 27 abr. 2024.