Violência em Números

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id485

Palavras-chave:

violência, educação estatística, anos finais do ensino fundamental

Resumo

Este artigo constitui-se de uma narrativa de aula e tem-se por objetivo abordar o tema violência presente no contexto de estudantes de uma escola municipal da cidade de Campinas. Para isso, a turma do 9.º ano realizou uma coleta de dados, pautada em entrevistas com as outras turmas da escola que estudavam no período da tarde. Após a coleta, fizeram, individualmente, a tabulação de dados de cada sala, por meio de registros pessoais e construção de gráficos a respeito de cada questão. Concluídos os gráficos individuais, coletivamente foram gerados os números totais de cada questão, com quadro e gráfico. Os alunos se mostraram surpresos com os índices estampados, como se não se sentissem pertencentes àquela realidade, porém, quando da análise das informações coletadas e representadas em forma de gráfico, realizaram a leitura, tecendo inferências a respeito, trazendo fatos da realidade vivenciada por eles, que embasavam os resultados. O trabalho completo foi exposto no evento “Mostra Cultural”. Após o evento, os cartazes ficaram fixados nas paredes da sala de aula do 9.º ano e foram utilizados pelos profissionais das outras áreas para leitura, interpretação de informações explícitas e implícitas, uma leitura para além dos dados. Este trabalho possibilitou aos alunos ler os dados apresentados no Atlas da Violência (2019) e visualizar o tema em nível estadual; e, após a aplicação de questionários, puderam constatar o quanto a violência está presente em suas vidas e nas de seus colegas e como ela interfere em suas decisões.

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Biografia do Autor

Sezilia Toledo, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Celi Espasandin Lopes, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Pesquisadora na área de Educação Estatística e Educação Matemática.

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

TOLEDO, Sezilia; LOPES, Celi Espasandin. Violência em Números. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021003, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v17id485. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/138. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática, diversas possibilidades