Investigação Estatística nas Aulas de Matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id264

Palavras-chave:

Educação Estatística, Ensino Fundamental, Resolução de problemas

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a resolução de problemas na Educação Estatística de alunos de uma turma do 7.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A partir de um projeto de investigação estatística sobre festa de formatura, os alunos deveriam produzir e analisar dados que pudessem contribuir para a realização desse evento. O processo foi dividido nas seguintes etapas: formação dos grupos, pesquisa do tema escolhido e suas extensões; apresentação de propostas e pesquisa; organização dos dados e elaboração de gráficos com o uso de planilha eletrônica; e mostra dos resultados. Esse tipo de ensino evidenciou a importância de executar um trabalho em Educação Estatística para inserir os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem, a necessidade de orientação do professor no tempo adequado em cada fase do projeto (problematização, coleta de dados, análise de dados e interpretação de resultados) e a relevância do uso de dados reais para promover os momentos de interação que favoreceram a execução de procedimentos estatísticos, a apropriação de conceitos de desempenho e a análise crítica, baseada na argumentação numérica de um tema.

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Biografia do Autor

Celi Espasandin Lopes, Universidade Cruzeiro do SulUniversidade Cidade de São Paulo

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul e Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo.

Rogério Ramos Socha, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul. Professor da Rede Estadual de Ensino de Valinhos - São Paulo

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

LOPES, Celi Espasandin; SOCHA, Rogério Ramos. Investigação Estatística nas Aulas de Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020019, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id264. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/194. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática