Resolução de Problemas do Campo Multiplicativo com Crianças de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id393

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Problemas do campo Multiplicativo, Resoluções de crianças

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar protocolos de crianças de primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental de nove anos, de uma escola privada da cidade de São Paulo, envolvendo a resolução de problemas do Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas. Resulta de parte da pesquisa de doutorado no Ensino de Matemática, em que a aluna pesquisadora, bolsista CAPES, da Universidade Cruzeiro do Sul tem participação no grupo de pesquisa Conhecimentos, Crenças e Práticas de Professores que ensinam Matemática (CCPPM), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. O referido grupo desenvolve um conjunto de pesquisas sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (E. F.) que ao serem exploradas com maior acuidade, permitem trazer maiores contribuições para a área. A pesquisa de natureza qualitativa, com procedimentos de análise documental de protocolos e vídeo-filmagem.  Entre os resultados destacamos que as crianças de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, mesmo sem saber as tabuadas ou os algoritmos da multiplicação, resolvem problemas do Campo Multiplicativo, usando estratégias pessoais, ou mesmo por adição e chegam à resolução correta.

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Biografia do Autor

Claudia Alves de Castro, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda no Programa de Ensino De Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Professora na Faculdade Unidas de Suzano (UNISUZ). Gestora no Colégio da Polícia Militar de São Paulo. Rua André Martins Parra, 171, casa 26, Marília, SP - 17514-260. E-mail: alvescastro1974@gmail.com

Edda Curi, https://orcid.org/0000-0001-6347-0251

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000, 2004).  Professora titular dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul e coordenadora dos cursos. Rua Galvão Bueno, 868, Liberdade, SP - 01506-000.

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

CASTRO, Claudia Alves de; CURI, Edda. Resolução de Problemas do Campo Multiplicativo com Crianças de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020052, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id393. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/172. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos