Formação inicial de professores: propiciando conexões significativas por meio de projetos de estágio

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id460

Palavras-chave:

Formação de professores, estágio supervisionado, conhecimento pedagógico do conteúdo

Resumo

Uma das formas de propiciar uma formação inicial em que teoria e prática estejam integradas é garantir a realização de um estágio supervisionado, em que exista uma real parceria entre a Instituição de Ensino Superior e a Escola de Educação Básica. Reconhecendo assim a importância do estágio, pode-se questionar quais outras atividades realizadas pelos licenciandos ao longo do curso podem potencializar as reflexões geradas durante sua realização. Neste estudo exploratório, realizado ao longo de 2018 com 77 alunos matriculados na disciplina Projetos de Estágio do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, investigou-se que outras atividades desenvolvidas anteriormente no curso influenciaram este grupo na realização das tarefas propostas na disciplina. Foi identificado que as atividades mais significativas são as que envolvem o conhecimento pedagógico do conteúdo, conhecimento este que tem ganhado espaço nas discussões recentes sobre formação inicial e continuada.

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Biografia do Autor

Barbara Corominas Valério, Universidade de São Paulo

Doutora em Matemática pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade de São Paulo.

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

VALÉRIO, Barbara Corominas. Formação inicial de professores: propiciando conexões significativas por meio de projetos de estágio . Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020053, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id460. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/173. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos