Justiça por vir: por uma Educação Matemática para adiar o Fim do Mundo

Autores

  • Carolina Tamayo tamayo.carol36@gmail.com
    Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Victor Giraldo victor.giraldo@ufrj.br
    Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ https://orcid.org/0000-0002-2246-6798

DOI:

10.37001/remat25269062v20id792

Palavras-chave:

Decolonialidade, Justiça Social e Epistêmica, Bem Viver

Resumo

Assumindo como lugar de partida a filosofia de vida do “Buen Vivir” dos povos dos Andes, este artigo tem como objetivo apresentar diversas reflexões produto de pesquisas que procuram por justiça epistêmica e social ao tensionar discursos e práticas curriculares que promovem uma imagem única de Matemática que invisibiliza e subalterniza saberes e corpos. Para isto, apresentamos uma cena dialógica com duas personagens, que falam a partir de afetos que nos atravessam, mas não são inteiramente nós; não falam a partir de vozes individuais, mas sim com base em diferentes trabalhos desenvolvidos de forma coletiva e dialógica entre os integrantes de dois grupos de pesquisa de Educação Matemática brasileiros. No embate levantado sobre Matemática a sua universalidade e os seus vínculos com a modernidade/colonialidade, reivindicamos uma Educação Matemática para adiar o fim do mundo – ou então, uma Educação Matemática para adiantar o fim deste mundo, desta abstração de humanidade, uma Educação Matemática que se posicione contra a proclamada “volta ao normal”, uma Educação Matemática para produzir outros mundos, para contar outras histórias desses mundos.

 

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Biografia do Autor

Carolina Tamayo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Victor Giraldo, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

01-01-2023

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Como Citar

TAMAYO, Carolina; GIRALDO, Victor. Justiça por vir: por uma Educação Matemática para adiar o Fim do Mundo. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, p. e023075, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id792. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/19. Acesso em: 28 abr. 2024.