Uma virada vital-praxiológica na formação indisciplinar de educadores

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id725

Palavras-chave:

Formação indisciplinar de educadores, Virada vital-praxiológica, MatemáticaS, Decolonialidade, Desconstrução

Resumo

Neste artigo, com base nos trabalhos de Wittgenstein, apresentamos uma imagem de matemáticaS que permite desconstruir discursos colonialistas que as veem como um saber unitário, universal, lógico-formal, abstrato e neutro a ditar normas deterministas para o mundo vital-praxiológico, bem como consideramos outro modo de se fazer as matemáticaS participarem de uma formação indisciplinar de educadores orientada por uma ética-política decolonial que promova a diversidade de formas de vida e a convivência colaborativa e democrática entre os seres naturais que as constituem. Como exemplo disso, descrevemos a prática cultural amazônica de garimpagem de ouro – que, em seus aspectos regrados orientados por propósitos normativos comunitários, poderia ser vista como uma matemática –, problematizando-a em seus efeitos e afetos ambientais, políticos, econômicos, sociais, sanitários, jurídicos, dentre outros.

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Biografia do Autor

Antonio Miguel, Universidade Estadual de Campinas

Doutor e livre-docente em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente junto ao Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Carolina Tamayo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora para América do Sul da Red Internacional de Etnomatemática. Integrante do grupo de pesquisa inSURgir (UFMG) e Grupo de Pesquisa Phala.

Elizabeth Gomes Souza, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica - Universidade Federal do Pará.

Alexandrina Monteiro, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação e pós-doutora em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente e pesquisadora junto ao Departamento de Ensino e Práticas Culturais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

08-03-2022

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Como Citar

MIGUEL, Antonio; TAMAYO, Carolina; SOUZA, Elizabeth Gomes; MONTEIRO, Alexandrina. Uma virada vital-praxiológica na formação indisciplinar de educadores. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022004, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id725. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/66. Acesso em: 27 abr. 2024.