“A Matemática está em tudo”? Problematizando uma razão-mundo e uma razão do mundo

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id791

Palavras-chave:

Filosofia da Educação Matemática, Filosofia da Matemática, História da Matemática, Racionalidade

Resumo

Este ensaio busca problematizar a expressão “A Matemática está em tudo!”, utilizada como tema da 14º Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evidenciando-a como um questionamento que atravessa toda sua escrita. Para tanto, o texto é constituído por dois atos, quais sejam: a dona da festa; e meu salão é maior que o mundo. O primeiro, objetiva evidenciar a constituição da Matemática enquanto substantivo, razão de si e dos outros. Para tanto, utiliza-se a análise foucaultiana a respeito da constituição de uma formação discursiva em saber. O segundo, busca problematizar essa constituição como uma razão-mundo e razão do mundo, afirmando a efetuação de uma captura dos processos de subjetivação como forma de atualização de seu poder. Com estes dois atos, desenvolve-se a consideração de que a Matemática se estabelece como uma racionalidade, constituindo-se em uma forma de governamentalidade das subjetividades na sociedade contemporânea. Como considerações finais, o questionamento “quem somos nós”, levantado por Michel Foucault no século passado, se apresenta como uma estratégia ética e política que buscar se desfazer dessa racionalidade e deste vínculo individualizante.

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Biografia do Autor

Diego de Matos Gondim, Universidade Federal Fluminense – UFF

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, Rio Claro) e em Filosofia pela Université Paris 8, Paris, França. Professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

01-01-2023

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Como Citar

GONDIM, Diego de Matos. “A Matemática está em tudo”? Problematizando uma razão-mundo e uma razão do mundo. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, p. e023076, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id791. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/20. Acesso em: 28 abr. 2024.