Formulação de Problemas no desenvolvimento de um Jogo Educacional Digital de Matemática

Autores

  • Edna Mataruco Duarte edna.duarte@fatec.sp.gov.br
    Universidade Cruzeiro do Sul
  • Norma Suely Gomes Allevato norma.allevato@cruzeirodosul.edu.br
    Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

10.37001/remat25269062v17id284

Palavras-chave:

Formulação de Problemas, Resolução de Problemas, Jogo Educacional Digital

Resumo

A Formulação de Problemas se apresenta como um campo de pesquisa emergente que demanda de relatos coerentes e abrangentes de sua utilização na rotina do ensino de Matemática ou de pesquisas sistemáticas que tratem do assunto. Entre suas contribuições aos processos de ensino, aprendizagem e avaliação de Matemática podemos elencar: revelações com relação às concepções dos alunos que formulam o problema; possibilidade de compreensão do pensamento matemático dos alunos; um reflexo de suas experiências matemáticas e oportunidade para explorar a interação entre as dimensões cognitiva e afetiva da aprendizagem matemática. Diante deste cenário, esse artigo tem como objetivo analisar o momento em que ocorrem as tarefas de formulação, suas atividades e os processos envolvidos. Além disso, analisar a influência das experiências metacognitivas no processo de formulação de problemas no desenvolvimento de um jogo educacional digital de Matemática, por estudantes do curso Tecnológico em Jogos Digitais. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e foi utilizado um questionário semiestruturado para coleta dos dados, o jogo desenvolvido e gravações de áudio e vídeo registradas durante as reuniões com os alunos. Após a análise dos dados é possível inferir que as experiências cognitivas que foram pontuadas no questionário estão em consonância  com os resultados observados no processo de formulação de problemas no desenvolvimento do jogo educacional digital de Matemática, demostrando que podem ter influenciado de alguma forma este processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edna Mataruco Duarte, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. 

Norma Suely Gomes Allevato , Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor(a) em Educação Matemática pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Rio Claro. Professor(a) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. 

Referências

ALTOÉ, R. O. ; FREITAS, R. C. de O. Formulação de Problemas em Matemática: uma prática inserida na abordagem metodológica de Resolução de Problemas. Anais in: XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016.

ALVES, L. Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. Educação, Formação & Tecnologias, vol. 1 (2), Novembro 2008. Disponível em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/viewFile/58/38. Acessado em: 09/12/2016.

ANDRADE, S. Um caminho crítico reflexivo sobre Resolução, Exploração e Proposição de Problemas Matemáticos no Cotidiano da Sala de Aula. In: Perspectivas para Resolução de Problemas. Organizadores: Lourdes de la Rosa Onuchic; Luiz Carlos Leal Junior; Márcio Pironel. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

BAIRAC, Radu. Some methods for composing mathematical problems. Disponível em: http://www.cimt.org.uk/journal/bairac.pdf. Acessado em: 15/03/2019

BOAVIDA, A.; PAIVA, A.; CEBOLA, G.; VALE, I.; PIMENTEL, T. A experiência Matemática no Ensino Básico - Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação - Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. (2008)

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto editora, 1994.

Cai, J. ; Hwang, S. A perspective for examining the link between problem solving and problem posing. In N. A. Pateman, B. J. Dougherty, & J. Zilliox (Eds), Proceedings of the 27th PME Conference (Vol. 3, pp. 103–110). Honolulu, HI: PME. 2003.

CHICA, C. H. Por que formular problemas? In: SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignes (Org). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. P. 151-173

DUARTE, E. M. ; ALLEVATO, N. S. G. Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática. Revista @mbienteeducação, v. 11, p. 78-89, 2018a.

DUARTE, E. M. ; ALLEVATO, N. S. G. Uma proposta de Game Design Canvas para o desenvolvimento de jogo educacional digital de Matemática. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2018, Belo Horizonte. Anais. Pesquisa em Educação Matemática e Inclusão Social, 2018b.

ECHEVERRÍA, M. P. P.; POZO, J. I. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

EFKLIDES, A. Metacognition and affect: What can metacognitive experiences tell us about the learning process? Educational Research Review 1 (2006) 3–14

FELMER, P.; PEHKONEN, E.; KILPATRICK, J. Posing and Solving Mathematical Problems: Advances and New Perspectives. Springer International Publishing Switzerland. 2016. Páginas 23 a 35.

GAROFALO, J.; LESTER, F. K. Metacognition, cognitive monitoring, and mathematical performance. Journal for Research in Mathematics Education, 16(3), 163-176. (1985)

LÜDKE, M. ; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MEDEIROS, K. M. de; SANTOS, A. J. B. dos. Uma experiência didática com a Formulação de Problemas Matemáticos. Zetetikê – CEMPEM – FE – Unicamp. V.15. n. 28. Jul/dez de 2007.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Traduação Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

RAMIREZ, M. C. A mathematical problem-formulating strategy. International Journal for Mathematics Teaching and Learning, 79-90. (2006). Disponível em: < http://www.cimt.org.uk/journal/ramirez.pdf>. Acessado em: 15/03/2019

SILVER, E. A. On mathematical problem posing. For the Learning of Mathematics, 14(1), 19-28. 1994.

STOYANOVA, E.; ELLERTON, N. F. A framework for research into students’ problem posing in school mathematics. In P. C. Clarkson (Ed.), Technology in mathematics education (pp. 518-525). Melbourne, Victoria: Mathematics Education Research Group of Australasia. 1996.

SPINILLO, A. G. ; LAUTERT. S. L.; BORBA, R. E. de S. R. ; SANTOS, E. M. dos; SILVA, J. F. G. da. Formulação de Problemas Matemáticos de Estrutura Multiplicativa por Professores do Ensino Fundamental. Bolema, Rio Claro (SP), v. 31, n. 50, p. 928-946, dez. 2017.

Downloads

Publicado

01-01-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 50     PDF downloads: 28

Como Citar

DUARTE, Edna Mataruco; ALLEVATO , Norma Suely Gomes. Formulação de Problemas no desenvolvimento de um Jogo Educacional Digital de Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020028, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id284. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/203. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática