Linguagem Matemática no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes surdos

Autores

Palavras-chave:

Estudante Surdo, Libras, Linguagem Matemática

Resumo

Neste artigo é apresentada parte de uma pesquisa que foi realizada para compreender o processo de aprendizagem de matemática por estudantes surdos focando as especificidades da Linguagem Matemática. A investigação foi desenvolvida em uma escola bilíngue, com um grupo de estudantes surdos do 1o ano do Ensino Médio. Os dados analisados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, filmagens das aulas e protocolos das atividades realizadas pelos estudantes. Para este artigo foram selecionadas duas atividades, que tiveram como objetivo inserir a Linguagem Matemática por meio do estudo algébrico, envolvendo a noção de variação e dependência entre grandezas, de regularidade e de generalização. A partir da análise dos dados é possível afirmar que a sinalização das atividades em Libras é um fator decisivo para a compreensão dos enunciados e estratégias na resolução das atividades pelos estudantes; a comunicação entre os estudantes, e entre os estudantes e professor por meio da Língua Brasileira de Sinais – (LIBRAS) favoreceu a resolução das atividades. Em relação à escrita da Língua Portuguesa, todos os estudantes conseguiram registrar suas estratégias para a resolução das atividades, mas utilizando a lógica de registro baseado em LIBRAS, portanto o conhecimento do professor desta língua possibilitou a compreensão das respostas escritas pelos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Armando Traldi Jr, IF-SP

Professor titular do departamento de Matemática IFSP-SP.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: SEMT, 1999.

BRASIL. Lei n° 10.845, de 5 de março de 2004. Institui o Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Deficiência e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília, DF, 05 mar. 2004.

BRASIL. Decreto n. 5626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098 de dezembro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 2005.

CAMPELLO, A. R. S. Pedagogia visual na educação dos surdos-mudos. 2008. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.

CAPOVILLA, F. C. Filosofias Educacionais em relação ao surdo: do oralismo à comunicação total ao bilingüismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v.6, nº1, 2000, p.99-116.

CAMPOS, M.L. I. L. Educação Inclusiva para surdos e as políticas vigentes. In: Coleção UAB-UFSCar, Língua Brasileira de Sinais-Libras: uma introdução. Departamento de Produção Gráfica – UFSCar, São Carlos, 2011.

FELIPE, T. A. Libras em contexto: curso básico. Livro do estudante. 9. ed. Rio de Janeiro: WalPrint, 2009.

GRANELL, C. G. A aquisição da Linguagem Matemática: símbolo e significado. In: TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (Org.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática, 1997.

GRANELL, C.G. Rumo a uma epistemologia do conhecimento escolar: o caso da educação matemática. In: RODRIGO, M. J.; ARNAY, J. (Orgs.). Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de professores. São Paulo: Ática, 1998. p. 15-41.

GÓES. A. M.; CAMPOS. M.L.I.L. Aspectos da gramática da Língua Brasileira de Sinais. In: Coleção UAB-UFSCar, Língua Brasileira de Sinais-Libras: uma introdução. Departamento de Produção Gráfica – UFSCar, São Carlos, 2011.

HARRISON. K. M. P. Língua Brasileira de Sinais (Libras): apresentando a língua e suas características In: Coleção UAB-UFSCar, Língua Brasileira de Sinais-Libras: uma introdução. Departamento de Produção Gráfica – UFSCar, São Carlos, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Caracteristicas_Gerais_Religiao_Deficiencia/caracteristicas_religiao_deficiencia.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2015.

JUNG, A. P. Movimentos sociais no protagonismo político: a Comunidade Surda Brasileira e sua luta por reconhecimento e efetivação de direitos, 2011. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria.

LACERDA, C. B. F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Caderno CEDES, Campinas, v. 19, n. 46, 1998.

LACERDA, C. B. F; SANTOS. L; F; CAETANO.J. F. Estratégias metodológicas para o ensino de estudantes surdos. In: Coleção UAB-UFSCar, Língua Brasileira de Sinais-Libras: uma introdução. São Carlos: UFSCar, 2011.

LODI, A. C. B. Ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos: impacto na Educação Básica. In: Coleção UAB-UFSCar, Língua Brasileira de Sinais-Libras: uma introdução. Departamento de Produção Gráfica – UFSCar, São Carlos, 2011.

LULKIN, S. A. O discurso moderno na educação dos surdos: práticas de controle do corpo e a expressão cultural amordaçada. In: Skliar, C.B. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação. 1998.

NEVES. R. S. P. Matemática nas migrações e em fenômenos cotidianos. AAA6. Atividades de apoio a aprendizagem. BRASÍLIA: SEB, 2008.

PEREIRA. M.C. Leitura, escrita e surdez. São Paulo: FDE, 2009.

SACKS, O. W. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008.

TRALDI. JR, A. Um olhar para educação de Surdos. XVII ENDIPE 2014. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza – CE, 2014. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. A didática e a prática de ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade, 17, 2014, Fortaleza. Anais. Fortaleza XVII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Ceará:, 2014. Disponível em: < http://www.uece.br/eventos/xviiendipe/ > Acesso em: 03 julho 2014.

VYGOTSKY, L.S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Edição eletrônica: Ridendo Castigat Mores, 2001.

VYGOTSKY, L.S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, vol. 37, núm. 4, diciembre, 2011, pp. 863-869. Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

01-09-2019

Métricas


Visualizações do artigo: 44     PDF downloads: 28

Como Citar

SILVA, Patrícia Santos da; TRALDI JR, Armando. Linguagem Matemática no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes surdos. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 23, p. 323–347, 2019. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/208. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)