Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica

Autores

  • Regis Forner regisforner@uol.com.br
    Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Rio Claro
  • Ana Paula dos Santos Malheiros malheiros.anapaula@gmail.com
    Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Rio Claro

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Sala de Aula

Resumo

Evidenciar sinergias entre o legado de Paulo Freire e a Modelagem em Educação Matemática e refletir de que forma estas podem convergir em encaminhamentos para que essa abordagem chegue as aulas de Matemática da Educação Básica é o objetivo desse trabalho. Para isso, a partir do paradigma qualitativo, apresentamos um estudo bibliográfico, discutimos algumas reflexões que estão presentes no legado freireano e também na literatura quanto a Modelagem. Na sequência, apresentamos as sinergias entre um estudo e outro e assim tecemos algumas considerações que vão ao encontro de alguns encaminhamentos que objetivam que a Modelagem esteja presente nas escolas de Educação Básica e, com isso, contribuir para que estudantes e professores possam fazer uma leitura de mundo também a partir de instrumentais próprios da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regis Forner, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Rio Claro

Doutorando em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e é orientado por Ana Paula dos Santos Malheiros. Membro do GPIMEM (Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática), desde 2014.

Ana Paula dos Santos Malheiros, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Rio Claro

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de São José do Rio Preto, SP, e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, campus de Rio Claro, SP.

Referências

ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio; CIAMPI, Helenice. A História a ser ensinada em São Paulo. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.31. n. 01, p. 195-221, 2015.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Integrando Modelagem Matemática nas Práticas Pedagógicas. Educação Matemática em Revista, Ano 14. n° 26, 2009.

BORBA, Marcelo de Carvalho. O Computador é a solução: mas qual é o problema. In: SEVERINO, A.J.; FAZENDA, I.C.A. (Orgs.) Formação Docente: Rupturas e Possibilidades. Campinas: Papirus Editora, 2002. p. 141-161.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SKOVSMOSE, Ole. A ideologia da certeza em educação matemática. In: SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. V. 2. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

CALDERANO, Maria da Assunção; BARBACONI, Lecir Jacinto; PEREIRA, Margareth Conceição. (Orgs.). O que o IDEB não conta: processos e resultados alcançados pela Escola Básica. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.

CRECCI, Vanessa Moreira; FIORENTINI, Dario. Gestão do currículo de Matematica sob diferentes profissionalidades. Bolema, Rio Claro v.28 n.49. p. 601-620, ago. 2014.

D’AMBROSIO, Beatriz Silva; LOPES, Celi Espasadin. Insubordinação criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, v. 29, n. 51, p. 01-17, 2015.

DOMITE, Maria do Carmo dos Santos. Problematização: um caminho a ser percorrido em Educação Matemática. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação (FE), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, 1993.

FIORENTINI, Dario. LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

FORNER, Régis. Modelagem Matemática e o Legado de Paulo Freire: relações que se estabelecem com o currículo. no prelo. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, no prelo.

FORNER, Régis. Modelagem Matemática e o Currículo Oficial do Estado de São Paulo: investigando possíveis relações a partir do diálogo entre professores. In. XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Juiz de Fora, MG. Anais... Juiz de Fora, 2015.

FORNER, Régis. Paulo Freire e Educação Matemática: reflexos sobre a formação do professor. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2005.

FORNER, Régis; OECHSLER, Vanessa; HONORATO, Alex Henrique Alves. Educação Matemática e Paulo Freire: entre vestígios e imbricações. Inter-Ação, Goiânia, UFG, v. 42, n. 3, set/dez, 2017.

FRANKENSTEIN, Marilyn. Educação Matemática Crítica: uma aplicação da Epistemologia de Paulo Freire. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Educação Matemática. 2. Ed. São Paulo: Centauro, 2005.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Paulo Freire: entrevista. [1995]. Entrevistador: D’AMBROSIO, Ubiratan. [S.l]: [s.n], 1995. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=o8OUA7jE2UQ>. Acesso em: 11 mai. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. 14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUC, 2001.

GADOTTI, Moacir. Trinta Anos Depois – Prefácio à 9ª Edição. In.: GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. 9ª Ed. São Paulo: Cortez, 2015.

GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. 9ª Ed. São Paulo: Cortez, 2015.

HONORATO, Alex. Henrique Honorato. A. Modelagem matemática e o material didático do Estado de São Paulo: diálogos em um trabalho com licenciandos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro - SP, 2016.

KLÜBER, Tiago Emanuel. Formação de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: questões emergentes. Educere et Educare. Revista de Educação. Cascavel, v.12. n.24. jan-abr, 2017.

MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Contribuições de Paulo Freire para uma compreensão da Modelagem na Formação Inicial de Professores de Matemática. Boletim do GEPEM. V. 64. 2014.

MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem em Aulas de Matemática: reflexos da formação inicial na Educação Básica. Perspectivas da Educação Matemática. Volume 9, número 21 – 2016.

MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Delineando convergências entre Investigação Temática e Modelagem Matemática. In. V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Petrópolis, RJ. Anais... Petrópolis, 2012.

MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; HONORATO, Alex Honorato Alves. Modelagem nas Escolas Estaduais Paulistas: possibilidades e limitações na visão de futuros professores de matemática. Educere At Educare. Cascavel, PR, vol. 12. Jan./Abr. 2017.

MEYER, João Frederico da Costa Azevedo; CALDEIRA, Ademir Donizeti; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem em Educação Matemática. Belo Horizonte. MG: Autêntica Editora, 2011.

PENTEADO, Miriam Godoy. Novos Atores, Novos Cenários: Discutindo a Inserção dos Computadores na Profissão Docente. In: BICUDO, M.A.V. (ed.) Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo, Editora UNESP, 1999. p. 297-313.

SACRISTÁN, José Gimeno. Dez Teses sobre a aparente utilidade das competências em educação. In: GÓMEZ, Ángel I. Pérez; RODRÍGUEZ, Juan Bautista Martínez; SANTOMÉ, Jurjo Torres; RASCO, Félix Ângulo; MÉNDEZ, Juan Manuel Álvarez. Educar por Competências: o que há de novo. Porto Alegre: Artmed, 2011.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação. 1.ed. Atual. São Paulo: SE, 2012.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da Democracia. Campinas: Papirus, 2001.

Downloads

Publicado

01-01-2019

Métricas


Visualizações do artigo: 85     PDF downloads: 48

Como Citar

FORNER, Regis; SANTOS MALHEIROS, Ana Paula dos. Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 21, p. 57–70, 2019. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/231. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática