Modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta

Autores

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga betefreitas.m@gmail.com
    Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

10.37001/remat25269062v18id547

Palavras-chave:

Arquiteta, Narrativas, Modelagem (matemática)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender os procedimentos de trabalho de uma arquiteta, analisando-os comparativamente com as etapas da modelagem (matemática). A colaboradora concedeu entrevista por meio de narrativas, que foram gravadas e posteriormente transcritas para análise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizado como procedimento metodológico o mapeamento na pesquisa educacional, organizado em dois momentos: apreensão dos dados por meio das narrativas da colaboradora e significação dos dados, resultado da identificação, compreensão e interpretação desses dados. Os resultados mostraram que, embora essa profissional não assuma a utilização da modelagem em seus fazeres, esta se faz presente nos procedimentos utilizados pela profissional. A partir desse resultado, foi possível pensar em estratégias metodológicas passíveis de serem aplicada à Educação Básica.

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Biografia do Autor

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação Matemática (PUCRS). Professora visitante do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM-UESC)

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

FREITAS MADRUGA, Zulma Elizabete de. Modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021023, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id547. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/125. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos