A Modelagem (Matemática) implícita nos fazeres de uma designer de unhas artísticas e suas possíveis implicações para a Educação

Autores

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga betefreitas.m@gmail.com
    Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Morgana Scheller morganascheller@yahoo.com.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Rio do Sul - IFC

Palavras-chave:

Modelagem (matemática), narrativas, processos criativos, designer de unhas

Resumo

Este artigo objetiva analisar comparativamente os processos utilizados por uma designer de unhas artísticas em seus trabalhos profissionais e os procedimentos de modelagem (matemática). A colaboradora desta pesquisa foi uma profissional do sul do Brasil que trabalha com decorações de unhas e fabricação de adesivos artesanais. A mesma concedeu entrevista por meio de narrativas. Como procedimento metodológico, foi utilizado o mapeamento na pesquisa educacional, organizado em dois momentos: apreensão dos dados por meio de narrativas da colaboradora; e significação dessas informações – identificação, compreensão e análise criteriosa das narrativas da entrevistada. Como resultado, pode-se perceber que a designer, embora não tenha conhecimento sobre a modelagem e possível emprego desta em seus fazeres, utiliza-se destes procedimentos para elaboração e produção de adesivos para unhas, assim como as decorações realizadas diretamente nas unhas de suas clientes.

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Biografia do Autor

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação Matemática (PUCRS). Professora visitante do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM-UESC)

Morgana Scheller, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Rio do Sul - IFC

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Rio do Sul (IFC).

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Publicado

01-01-2019

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Como Citar

FREITAS MADRUGA, Zulma Elizabete de; SCHELLER, Morgana. A Modelagem (Matemática) implícita nos fazeres de uma designer de unhas artísticas e suas possíveis implicações para a Educação. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 21, p. 154–172, 2019. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/237. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática