Um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática

Autores

  • Lucas Diego Antunes Barbosa lucasdiegoantunesbarbosa@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Salinas
  • Barbara Lutaif Bianchini barbara@pucsp.br
    PUC-SP
  • Gabriel Loureiro de Lima gllima@pucsp.br
    PUC-SP

Palavras-chave:

Prática como Componente Curricular, Licenciatura em Matemática, Formação Inicial

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática. Este trabalho é um recorte da revisão bibliográfica da tese de doutorado que o primeiro autor está desenvolvendo no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Realizamos um levantamento bibliográfico no portal de periódicos CAPES, uma análise da investigação de Pereira e Nogueira e ainda, tomamos como base, um mapeamento apresentado por Fiorentini e colaboradores. Analisamos os dados à luz da metodologia da Análise de Conteúdo, segundo Bardin. Os resultados evidenciam o quão é importante investigar a Licenciatura em Matemática, o quanto a Prática como Componente Curricular é possível de interpretações diversas por parte dos atores envolvidos na formação docente e indicam também desafios e fragilidades a serem superados em relação a Prática como Componente Curricular. E ainda, que a formação inicial de professores requer uma atenção especial, pois se percebe que sozinha ela não dá conta de construir os conhecimentos necessários aos futuros docentes e que a Prática como Componente Curricular, se adequadamente compreendida, é um aspecto que pode contribuir para a melhoria da formação inicial de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Diego Antunes Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Salinas

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Federal de São João del Rei, Campus Alto do Paraopeba. Professor de Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Campus Salinas.

Barbara Lutaif Bianchini, PUC-SP

Mestrado em Educação Matemática e Doutorado em Psicologia da Educação pela PUC/SP. É professora associada da PUC/SP, onde é coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática  e líder do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica – GPEA.

Gabriel Loureiro de Lima, PUC-SP

Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor Auxiliar de Ensino do Departamento de Matemática  e professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP.

Referências

BALL, D. L., THAMES, M. H., PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching What Makes It Special? Journal of teacher education, 59(5), p 389-407. 2008.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BRASIL. Parecer CNE/CES n° 15/2005. Esclarece as resoluções CNE/CP 01/2002 e CNE/CP 02/2002. Brasília: Conselho Nacional de Educação/ Conselho de Ensino Superior, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces0015_05.pdf. Acessado: 08/03/2017.

BRANDALISE, M. A. T.; TROBIA, J. A Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática: múltiplos contextos, sujeitos e saberes. Revista Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.13, n.2, p. 337-357, 2011.

FIGUEIREDO, Sonner Arfux de. Formação inicial de professores e a integração da Prática como componente curricular na disciplina de matemática elementar. São Paulo, 2015. Tese de Doutorado em Educação Matemática-Coordenadoria de Pós-Graduação, Universidade Anhanguera de São Paulo, 2015.

FIORENTINI, Dario; OLIVEIRA, ANA T. de C. C. de. O lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? In: BOLEMA, São Paulo, 27.v., n.47, 2013, p. 917-938.

FIORENTINI, Dario; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de Lima (org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 – 2012 - Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016.

GATTI, Bernardete. A.; BARRETO, Elba S. de S; ANDRÉ, Marli E. de. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GUERRA, Miguel Fernando de Oliveira. A licenciatura em Matemática nos Instituto Federais do Estado de Minas Gerais. São Paulo, 2013. Tese de Doutorado para obtenção do título de Doutor em Educação Matemática. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo.

GONÇALVES, Tadeu Oliver; FIORENTINI, Dario. Formação e desenvolvimento profissional de docentes que formam matematicamente futuros professores. In: FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes (org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática. Musa editora: São Paulo 2005.

LEITE, Eliana Alves Pereira. Formação inicial e base de conhecimentos para o ensino de matemática na perspectiva de professores iniciantes da educação básica. São Carlos: UFSCar 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos, 2016.

PAIS, Luiz Carlos. Transposição didática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara et. al. Educação Matemática: uma introdução. - 2 ed – São Paulo: EDUC, 2002.

PEREIRA, Patrícia Sandalo; NOGUEIRA, Kely Fabricia Pereira. Pesquisas que versam sobre a Prática como componente curricular na Educação Matemática (2002 -2012). In:LOPES, Celi Espasandin; TRALDI, Armando; FERREIRA, Ana Cristina (Org.). A formação do professor que ensina Matemática: Aprendizagem docente e políticas públicas. Campinas, Sp: Mercado das Letras, 2015.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. – Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

01-09-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 28     PDF downloads: 10

Como Citar

BARBOSA, Lucas Diego Antunes; BIANCHINI, Barbara Lutaif; LIMA, Gabriel Loureiro de. Um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 20, p. 598–609, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/252. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos