A influência do uso do Origami no desenvolvimento do Pensamento Geométrico: um olhar a partir do Programa Origametria de Israel

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id671

Palavras-chave:

Pensamento Geométrico, Origami, Origametria

Resumo

Este artigo é originado de uma pesquisa de mestrado financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPq) e apresenta perspectivas a respeito do Pensamento Geométrico e do uso do Origami para o seu desenvolvimento por meio da apresentação de um recorte de trabalhos atuais sobre o tema e da análise das estratégias didático-pedagógicas implementadas com crianças de 4 a 8 anos no âmbito do Programa Origametria de Israel. Como principais resultados apresentados, se destacam a importância dos ambientes de ensino e de aprendizagem que pretendem proporcionar o desenvolvimento do Pensamento Geométrico articularem diferentes modelos de desenvolvimento cognitivo e do Origami poder contribuir para isso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel Albernaz de Paiva Brito, Pontifícia Universidade Católica

Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP.

Gabriel Loureiro de Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas e Doutor em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. É Professor Assistente-Doutor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) da PUC-SP, Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e Assistente Especializado da Pró-Reitoria de Graduação na mesma Universidade.

Referências

BURGER, W. F. & SHAUGHNESSY, M. Characterazing the van Hiele Levels of Development in Geometry. Journal for Research in Mathematics Education. 1996. pp. 31-48. Disponívelem: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.584.2471&rep=rep1&type=pdf >. Acesso em 09 10 2021

CEIA, M. J. M. A Taxonomia SOLO e os níveis de Van Hiele. Comunicação apresentada no XI Encontro de Investigação em Educação Matemática. Coimbra: 2002. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/237709095_A_taxonomia_SOLO_e_os_niveis_de_van_Hiele> Acesso em 09 10 2021

COSTA, A. P. Pensamento Geométrico: em busca de uma caracterização à luz de Fischebein, Duval e Pais. Revista Paranaense de Educação Matemática. PR, Brasil, v.09, n.18, pp. 152-179, jan-jun, 2020. Disponível em: <http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/651/550> Acesso em: 09 10 2021

FRIEDMAN, M. Mathematical Recreational Folding in the 20Th Century: Between Row and Gardner. In: LANG, R. J.; BOLITHO, M.; YOUT, Z.; BOAKES, N.; BUDD, C.; CHEN, Y.; FRECKER, Y.; MITANI, J.; PARDO, J.; PAULINO, C.; SCHENK, M.; TACHI, T.; UEHARA, R.; WANG-IVERSON, P. (Eds.) The Proceeding from the 7th International Meeting on Origami in Science, Mathematics, and Education: Vol 1: Design, Education, History and Science, pp. 165-180, Holywell Hill, Irlanda, Tarquin, 2018

GOLAN, M & JACKSON, P. Origametria: A Program to Teach Geometry and to Develop Learning Skills Using the Art of Origami.In: LANG, R. J. (Ed.) ORIGAMI4: FOURTH INTERNATIONAL MEETING OF ORIGAMI SCIENCE, MATHEMATICS AND EDUCATION. Boca Raton, Florida: CRC Press, Taylor & Francis Group, pp. 459-469, 2009

GOLAN, M & OBERMAN, J. The Kindergarten Origametria Program. In: MIURA, K., KAWASAKIM T. & IVERSON-WANG, P. (Eds.). ORIGAMI6:PROCEEDINGS OF THE SIXTH INTERNATIONAL MEETING ON ORIGAMI SCIENCE, MATHEMATICS AND EDUCATION. American Mathematical Society, pp. 669-678, 2015

GOLAN, M. Origametria and the van Hiele Theory of Teaching Geometry. In: IVERSON-WANG, P, LANG, R. J. & YIM, M. (Eds.). ORIGAMI5:FITH INTERNATIONAL MEETING OF ORIGAMI SCIENCE, MATHEMATICS, AND EDUCATION. Boca Raton, Florida: CRC Press, Taylor & Francis Group, pp. 151-164, 2011

HATORI, K. Historiy of Origami in the East and the West before Interfusion. In: IVERSON-WANG, P, LANG, R. J. & YIM, M. (Eds.). ORIGAMI5:FITH INTERNATIONAL MEETING OF ORIGAMI SCIENCE, MATHEMATICS, AND EDUCATION. Boca Raton, Florida: CRC Press, Taylor & Francis Group, pp. 3-11, 2011

KLEMER, A.; RAPOPORT, S. Origami and GeoGebra Activities Contribute to Geometric Thinking in Second Graders. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 16(11), 2020 Disponívelem: < https://www.ejmste.com/download/origami-and-geogebra-activities-contribute-to-geometric-thinking-in-second-graders-8537.pdf>Acessoem: 09 10 2021

MENEZES, D. B. & NETO, H. B. Pensamento Matemático Avançado: Origem e Características. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, 04, nº10, pp. 26-35, 2017 Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/45/49> Acesso em: 09 10 2021

MONTEIRO, L. C. N. Origami: história de uma geometria axiomática. Dissertação apresentada na Universidade de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Matemática para o Ensino, 2008 Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/> Acesso em 09 10 2021

NASCIMENTO, E. C. O Desenvolvimento do Pensamento Geométrico, Interação Social e Origami .XII Encontro Nacional de Educação matemática, Cultura e Diversidade, São Paulo, SP, pp. 1-12, julho de 2016. Disponível em <http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/5410_2560_ID.pdf> Acesso em: 09 10 2021

PEGG, J., DAVEY, G. Interpreting Student Understanding in Geometry: A Synthesis of Two Models. In: LEHRER, R., CHAZAN, D. (Eds) Designing Learning Environments for Developing Understanding of Geometry and Space, pp. 130-132, New York, Routledge, Taylor & Francis Group, 1998

PEGG, J.; TALL, D. The Fundamental Cycle of Concept Construction Underlying Varios Theoretical Frameworks. IN: SRIRAMAN, BHARATH; ENGLISH, LYN, (orgs.) Advances in Mathematics Education: Theories of Mathematics Education: Seeking New Frontiers, Berlin, Springer-Verlag, pp.171-192, 2010

SCHOENFELD, A. H. Mathematical Problem Solving. Orlando, Academic Press, 1985

TUBIS, A.; WANG-IVERSON, P. Froebel's Views no the Role of Paper Folding in Early mathematics Education. In: LANG, R. J.; BOLITHO, M.; YOUT, Z.; BOAKES, N.; BUDD, C.; CHEN, Y.; FRECKER, Y.; MITANI, J.; PARDO, J.; PAULINO, C.; SCHENK, M.; TACHI, T.; UEHARA, R.; WANG-IVERSON, P. (Eds.) The Proceeding from the 7th International Meeting on Origami in Science, Mathematics, and Education: Vol 1: Design, Education, History and Science, pp. 181-195, Holywell Hill, Irlanda, Tarquin, 2018

VAN HIELE, P. Structure Insight: A Theory of Mathematics Education. New York, Academic Press, 1986

Downloads

Publicado

01-01-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 28     PDF downloads: 32

Como Citar

PAIVA BRITO, Daniel Albernaz de; LIMA, Gabriel Loureiro de. A influência do uso do Origami no desenvolvimento do Pensamento Geométrico: um olhar a partir do Programa Origametria de Israel. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022022, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id671. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/86. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)