Os estudantes são incentivados a escreverem suas percepções sobre o e do processo vivenciado em aulas de matemática, o que emerge disso?

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id642

Palavras-chave:

Avaliação Formativa, Percepções de Estudantes, Estágio Supervisionado, Educação Matemática

Resumo

Este estudo deriva do cenário de formação inicial de professores, mais precisamente no contexto do Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório de dois licenciandos de um curso de Licenciatura em Matemática. O Estágio de regência foi realizado com estudantes do 8º ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do sul do Brasil que, na parte final das intervenções, foram convidados e incentivados a escrever sobre o processo vivenciado na sala de aula com os licenciandos. Assim, objetivamos compreender as percepções desses estudantes participantes, bem como das intervenções do estágio de regência sobre o e do processo vivenciado. Para isso, desenvolvemos um estudo qualitativo cujos dados foram analisados utilizando os procedimentos da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2011). Do processo de análise das percepções dos estudantes emergiram cinco categorias, a saber: (i) percepções acerca das atitudes; (ii) percepções gerais de aprendizagem; (iii) percepções relativas à prática do professor; (iv) percepções da aprendizagem sobre procedimentos; (v) percepções de aprendizagem em relação ao conceitos matemáticos. Concluímos que os estudantes destacam mais percepções relativas ao comportamento e sutilmente fazem referência às aprendizagens conceituais, o que pode indicar que os estudantes têm dificuldades em se expressar ou compreender o que foi solicitado pelos professores em formação. Contudo, ficou evidenciado a importância de um olhar reflexivo construtivo quando buscamos dar um significado para o ato de avaliar em sala de aula, bem como o modo como este pode contribuir para melhor compreensão da aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rita de Cássia Tenfen, Instituto Federal Catarinense – IFC

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul.

Morgana Scheller, Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Professora do Instituto Federal Catarinense, campus Rio do Sul.

Cloves Kurek, Instituto Federal Catarinense – IFC

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul.

Referências

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Knopp Sari. Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BURIASCO, Regina Luzia Corio de; FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; CIANI Andréia Büttner. Avaliação como Prática de Investigação (alguns apontamentos). Bolema, Rio Claro, Ano 22, n. 33, p. 69-96, 2009.

CHUEIRI. Mary Stela Ferreira. Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 39, jan./abr. 2008.

DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 6.ed. Campinas: Editora autores associados, 1999.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini aurélio Século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. 5.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação. 40. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed UNIJUÍ, 2011.

SILVA, Maria Helena Santos; LOPES; José Pinto. Três estratégias básicas para a melhoria da aprendizagem: Objetivos de aprendizagem, avaliação formativa e feedback. Revista Eletrônica de Educação e Psicologia, v. 7, n. 1, p. 12-31, 2016.

VILLAS BOAS, Benigna Maria Freitas. Avaliação Formativa e formação de professores: ainda um desafio. Revista Linhas Críticas. Brasília, v. 12, n. 22, p. 75-90, 2001.

VILLAS BOAS, Benigna Maria Freitas. Virando a Escola do avesso por meio da avaliação. Campinas: Papirus, 2008.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

10-06-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 23     PDF downloads: 14

Como Citar

TENFEN, Rita de Cássia; SCHELLER, Morgana; KUREK, Cloves. Os estudantes são incentivados a escreverem suas percepções sobre o e do processo vivenciado em aulas de matemática, o que emerge disso?. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022042, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id642. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/63. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática