Práticas didáticas e conhecimentos estatísticos de professoras da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id759

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Ensino de estatística, Pesquisa estatística

Resumo

Objetivamos nesse estudo investigar as práticas didáticas e conhecimentos estatísticos de professoras da Educação de Jovens e Adultos sobre o ensino de pesquisa estatística. Para isso, procedemos uma entrevista semiestruturada tendo como instrumento um questionário que versou sobre o perfil dos professores e alunos da EJA, o ensino de estatística, a pesquisa e suas fases, e situações referentes à algumas fases do ciclo investigativo a serem solucionadas. Os resultados do estudo evidenciaram que os professorasapresentam limitações conceituais e metodológicas referentes aos conceitos estatísticos. Nesse sentido, demonstraramdificuldades em dominar e explorar conceitos ligados a estatística e a pesquisa, apresentando em muitas situações divergênciasentre o currículo previsto e as práticas docentes. Além disso, apresentaram dificuldades em construir gráficos e analisarprotocolos de estudantes da EJA, desconhecendo elementos  estruturantes básicos, sendo a escala seu maior obstáculo. Concluímos que esses resultados refletem a necessidade de ampliar discussões em relação as concepções de ensino de conteúdos estatísticos das docentes que atuam na EJA, contribuindo para superação de lacunas que persistem.

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Biografia do Autor

Amanda Regina dos Santos Andrade, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Mestra em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco Recife, Pernambuco, Brasil.

Gilda Lisbôa Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco Recife, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

23-01-2023

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Como Citar

SANTOS ANDRADE, Amanda Regina dos; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Práticas didáticas e conhecimentos estatísticos de professoras da Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023007, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id759. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/8. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos