Materiais manipuláveis e conceitos geométricos: uma sequência de ensino desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id305

Palavras-chave:

Conceitos Geométricos, Materiais Manipuláveis, Sequência de Ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as contribuições que uma sequência de ensino, elaborada com situações que usam materiais manipuláveis, pode trazer para a aprendizagem de conceitos de cubo e de quadrado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O aporte teórico utilizado é a Teoria dos Campos Conceituais. Foi aplicada uma sequência de ensino, em uma turma de 25 alunos do terceiro tempo formativo, Eixo VII da EJA em uma Escola Pública de nível médio no Brasil. Foram identificadas contribuições para a aprendizagem dos envolvidos, tais como: possibilidades de mudança de posição do aluno enquanto aprendiz; aumento da motivação do aluno para participar das aulas; facilidade da identificação de dificuldades dos alunos; possibilidade de maior compreensão dos conceitos por parte dos alunos; e, favorecimento da percepção de diferenças e similaridades entre e nas formas geométricas.

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Biografia do Autor

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa. Professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM/UESC).

Nerivaldo Honorato da Cruz Santos, Instituto Federal da Bahia-Brasil

Licenciado em Matemática (UESC), Bacharel em Ciências Econômicas e Especialização em Economia de Empresas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atualmente, é funcionário efetivo da Prefeitura Municipal de Aurelino Leal-BA e membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC - UESC).

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação. Professora Titular do Departamento de Educação. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM-UESC)

Zulma Elizabete de Freitas Madruga , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontif[icia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGEM-UESC).

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

SANTOS SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos; CRUZ SANTOS, Nerivaldo Honorato da; COUTO, Maria Elizabete Souza; FREITAS MADRUGA , Zulma Elizabete de. Materiais manipuláveis e conceitos geométricos: uma sequência de ensino desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020005, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id305. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/176. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática

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