Aprendizagem Matemática Colaborativa através da Resolução de Problemas e Tecnologias Digitais

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id687

Palavras-chave:

Mecanismos de Cognição Colaborativa, Resolução de Problemas, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de aula virtual, cujo objetivo foi investigar a emergência da cognição compartilhada nas situações de negociação de sentidos na aprendizagem. Para tanto, trazemos um recorte da disciplina Fundamentos de Álgebra, ministrada no ano de 2021, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECEM da UEPB, por meio do relato de uma das aulas que foi trabalhada de maneira colaborativa. As atividades de aprendizagem colaborativa estimulam o protagonismo dos estudantes por meio de problemas cuidadosamente elaborados que proporcionam um ambiente de ricas interações, favorecendo a socialização do conhecimento. Acreditamos que os mecanismos de cognição compartilhada que ali emergem, se constituem como importantes ferramentas cognitivas que esclarecem a forma como os sujeitos envolvidos organizam suas ações e ideias, negociando sentidos e contribuindo para a aprendizagem entre grupos. Enxergamos a Resolução de Problemas e as Tecnologias Digitais como alternativas metodológicas para a sala de aula, em função das percepções dos estudantes ao vivenciarem o trabalho com problemas geradores em um momento de aprendizagem, onde apresentamos a descrição e resolução desse problema no final deste artigo.

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Biografia do Autor

Roger Ruben Huaman Huanca, Universidade Estadual da Paraíba -UEPB

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Ananias Félix da Silva, Universidade Estadual da Paraíba -UEPB

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro (2016), especialista em Educação Matemática pela Faculdade Escola Superior Aberta do Brasil (2018) e mestrado em andamento em Educação Matemática (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Desde março de 2021 é membro do Grupo de Pesquisa em Resolução de Problemas e Educação Matemática - GPRPEM.

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Publicado

01-01-2022

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Como Citar

HUAMAN HUANCA, Roger Ruben; SILVA, Ananias Félix da. Aprendizagem Matemática Colaborativa através da Resolução de Problemas e Tecnologias Digitais. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022024, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id687. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/88. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos