Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: mapeamento de produções científicas

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id710

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Mapeamento, Ensino e Aprendizagem, Matemática, Anos Finais

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar um mapeamento acerca das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada segue os pressupostos da pesquisa qualitativa, em específico o mapeamento que é organizado nas seguintes etapas: identificação das produções existentes, classificação e organização, e, por fim, análise. Na estratégia de busca, foram eleitas as fontes referenciadas no cenário científico-acadêmico: portal de periódicos e catálogo de teses e dissertações da CAPES, e as revistas Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) e Revista Eletrônica de Educação Matemática (REVEMAT). Ao final, o processo de mapeamento resultou em cinco produções. Logo, ficou evidenciado que três trabalhos possuem foco nas metodologias ativas como ferramentas para o ensino dos conceitos e os demais como facilitadores da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Lupi Scheer dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências – FURG. Professor do IFSul – Campus Pelotas. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Kelen Cristina da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG. Coordenadora pedagógica do Colégio Franciscano Espírito Santo - Bagé/RS.

Flavia Luciane Pinheiro Gonzales, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG. Professora da E. E. E. M. Augusto Duprat e E. M. E. F. Mate Amargo.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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Publicado

01-01-2022

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Como Citar

SANTOS, Lupi Scheer dos; CRUZ, Kelen Cristina da; GONZALES, Flavia Luciane Pinheiro; PEREIRA, Elaine Corrêa; MACHADO, Celiane Costa. Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: mapeamento de produções científicas. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022026, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id710. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/90. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos