O ensino-aprendizagem da matemática em tempos de COVID-19: experiência em turmas de ensino médio em escola privada na cidade de Natal/RN

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id589

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino-aprendizagem, Práticas Pedagógicas, Covid-19

Resumo

Este artigo científico tem como objetivo discutir sobre o ensino-aprendizagem da matemática em tempos de pandemia da COVID-19. Além disso, busca-se relatar experiências, em turmas de ensino médio, em uma escola da rede privada na cidade de Natal/RN, durante o terceiro trimestre de 2020, na qual utilizamos de plataformas educacionais, ambientes virtuais e jogos online, retomando as atividades escolares, por meio de aulas não presenciais e colaborando para que os educandos aprendam os conteúdos desta disciplina. Desse modo, determinamos como metodologia a pesquisa qualitativa, sendo realizado inicialmente, um estudo de referenciais teóricos que discutem sobre ensino-aprendizagem e tecnologias digitais. Ainda, utilizamos do estudo de caso, compartilhando as vivências na docência em escola potiguar, diante desse contexto de isolamento social nacional. Como resultados, constatamos que a utilização de tecnologias digitais, plataformas educacionais e jogos online, contribuíram para que os educandos aprendessem os conteúdos matemáticos, demonstrando gradualmente, uma maior participação, criticidade e curiosidade durante as aulas, além de apresentarem uma postura autônoma e de protagonistas de seus processos de aprendizagem e de suas vidas.

 

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Biografia do Autor

Heriberto Silva Nunes Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Mestre em educação pelo PPGEP/IFRN, licenciado em matemática pelo IFRN e especialista em ensino de língua portuguesa e matemática na perspectiva transdisciplinar pelo EAD/IFRN.

Tatiani Daiana de Novaes, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Pós-Doutoranda pela USP, Doutora em Estudos da Linguagem pela UFRN, coordenadora de pesquisa e professora de Língua Portuguesa do IFRN.

Referências

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Publicado

01-01-2022

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Como Citar

BEZERRA, Heriberto Silva Nunes; NOVAES, Tatiani Daiana de. O ensino-aprendizagem da matemática em tempos de COVID-19: experiência em turmas de ensino médio em escola privada na cidade de Natal/RN. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022028, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id589. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/95. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática