The use of Problem-Based Learning (PBL) as a teaching methodology in Numerical Analysis Course

Authors

  • Leandro Blass leandroblass@unipampa.edu.br
    Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/BAGÉ https://orcid.org/0000-0003-2302-776X
  • Valesca Brasil Irala valesca.irala@unipampa.edu.br
    Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

10.37001/remat25269062v17id360

Keywords:

Problem-Based Learning (PBL), Higher Education, Numerical Analysis

Abstract

This article describes the main results of a research carried out in the course of Numerical Analysis with two groups with students from differents undergraduate degree courses (Energy, Chemistry, Production and Food Engineering and Programs in the Teaching of  Mathematics and Chemistry), offered at a public university located in south of Brazil, totaling sixty-eigth students. The objective of the research was to investigate the possibilities and limitations throughout the process of implementing the Problem Based Learning (PBL) methodology. A qualitative approach is used to present the results, based on research of the pedagogical intervention type (DAMIANI, et al., 2013). During the activities, it was possible to observe that the PBL generated more dynamic classes, the problem situations provided student interest, as well as the professor-student relationship became more cooperative, with evident construction of meanings of the mathematical content explored. It it is also important to highlight some difficulties in the process, such as time management, the number of students and the adaptation of students to the new format of the classes.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/BAGÉ

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Modelagem Matemática (Conceito CAPES 4) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Doutorado em Modelagem Computacional (Conceito CAPES 6) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem experiência na área de modelagem dos fenômenos de transporte, com ênfase em Modelagem de deposição de parafinas em dutos de petróleo. Possui também experiência na modelagem e simulação dos fenômenos de transferência de calor em pavimentos flexíveis. Trabalha com os seguintes métodos numéricos: Diferenças Finitas e Volumes Finitos para resolução de equações diferenciais parciais. Também fazem parte de suas pesquisas os temas: aprendizagens ativas no Ensino Superior, avaliação do desempenho discente, rubricas avaliativas.

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Letras (Linguística Aplicada), pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com Pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). É professora da Universidade Federal do Pampa em cursos de graduação e pós-graduação. É líder do Grupo de Pesquisa de natureza inter/transdisciplinar G.A.M.A (Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação), registrado no Diretório de Grupos do CNPq. Seus atuais interesses de pesquisa são: avaliação no ensino superior, engajamento discente, retenção e evasão discente no ensino superior e produção de material didático.

References

ANGELO; Michele Fúlvia; BERTONI.; Fabiana Cristina. Análise da aplicação do método PBL no processo de ensino e aprendizagem em um curso de engenharia de computação. Revista de Ensino de Engenharia, v. 30, n. 2, p. 35-42, 2011.

BOROCHOVICIUS. Eli; TORTELLA; Jussara Cristina Barboza. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v.22, n. 83, p. 263-294, abr./jun. 2014.

BROOKHART, Susan. How to create and use rubrics for formative assessment and grading. Alexandria, Virginia (USA): ASCD, 2013.

CONRADO Dália. Melissa; NUNES-NETO, Nei; EL-HANI, Charbel. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Educação Científica como Estratégia para Formação do Cidadão Socioambientalmente Responsável. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n.2, 2014.

DAMIANI, Magda et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação (UFPel), v. 45, p. 57-67, 2013.

DAREZZO FILHO, Artur, et. al. Cálculo Numérico no Ciclo Básico. SIMPÓSIO NACIONAL DE CÁLCULO NUMÉRICO, 1.,1978, UFMG. Anais... Belo Horizonte: UFMG, out./nov. 1978, p. 41-45.

EMILIO, Eduarla; POLYDORO, Soely. Autorregulação da Aprendizagem: fundamentos e implicações no contexto educativo. In: POLYDORO, Soely (org). Promoção da autorregulação da aprendizagem: contribuições da Teoria Social Cognitiva. Porto Alegre: Letral, 2017, p.19-32.

FARIA, José Henrique de. Epistemologia crítica do concreto e momentos da pesquisa: uma proposição para os estudos organizacionais. Rev.Adm.Mackenzie, v.16, n.5, p.15-40, out. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167869712015000500015&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 02 abri. 2020. https://doi.org/10.1590/1678-69712015/administracao.v16n5p15-40

FREIRE; Melquesedeque da Silva; JÚNIOR; Geraldo Alexandre da Silva; SILVA, Márcia Gorette Lima da. Panorama sobre o tema resolução de problemas e suas aplicações no ensino de química. Acta Scientiae, v.13, n.1, jan./jun. 2011.

HMELO-SILVER.; Cindy. Problem-Based Learning: What and How Do Students Learn? Educational Psychology Review, v. 16, n.3, p. 235-266, set. 2004.

HOWELL, Rebecca. Grading rubrics: hoopla or help? Innovations in Education and Teaching International, v.51, n. 5, p. 400-410, 2014.

JORGE, Elias Antônio. CEPAN: criação de um novo contexto. SIMPÓSIO NACIONAL DE CÁLCULO NUMÉRICO, 1.,1978, UFMG. Anais... Belo Horizonte: UFMG, out./nov. 1978, p.23-33.

KLEIN.; Scheila Cristiane Angnes Willers et al. Estratégias metodológicas para o ensino de cálculo diferencial e integral nas engenharias. In: CONGRESSO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DA REDE SINODAL, 8., 2019, Joinville/SC. Anais...Joinville, SC: Faculdade Ielusc; 2019. Disponível em: http://sinodalsuperior.ielusc.br/index.php/congresupsinodal2019/article/view/37/33. Acesso em: 02 abri.2020.

MARIANI, Viviana Cocco; PRETO, Tânia Martins; GUEDES, André Luiz Pires. Utilização do Maple, Matlab e Scilab nos cursos de Engenharia. CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DE ENGENHARIA, 33, 2005, Campina Grande, PB. Anais...Campina grande, PB: [s.n.], 2005.

ONUCHIC.; Lourdes de la Rosa, ALLEVATO; Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.

SOSA; José Mário Brunelli; OLIMPIO JUNIOR; Antonio. Resolução de Problemas como Metodologia de Matemática: um estudo em um curso de administração de empresas. Revista Acta Scientiae, v. 14, p. 391- 404, 2012.

SOUZA, Débora Vieira de. O ensino de noções de Cálculo Diferencial e Integral por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, São Paulo.

SOUZA, Débora. Vieira; FONSECA, Rogério Ferreira da. Reflexões acerca da aprendizagem baseada em problemas na abordagem de noções de cálculo diferencial e integral. Educ. Matem. Pesq., v.19, n.1, 197-221, 2017. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p197-221

SOUZA, Samir Cristino de; DOURADO, Luis. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, v.5, ano 31, p.182-200, 2015.

RIBEIRO; Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008.

SPERANDIO, Décio. Cálculo numérico: características matemáticas e computacionais dos métodos numéricos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

TALBERT, Robert. Guia para utilização da aprendizagem invertida no Ensino Superior. Porto Alegre: Penso, 2019.

Published

2020-01-01

Métricas


Visualizações do artigo: 171     PDF (Português (Brasil)) downloads: 84

How to Cite

BLASS, Leandro; IRALA, Valesca Brasil. The use of Problem-Based Learning (PBL) as a teaching methodology in Numerical Analysis Course. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 17, p. e020035, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id360. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/157. Acesso em: 15 may. 2024.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos

Most read articles by the same author(s)