Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática

Autores/as

  • Paulo Henrique Rodrigues paulohr_91@yahoo.com.br
    Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino marciacyrino@uel.br

Palabras clave:

Educação Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática, Desenvolvimento Profissional, Comunidades de Prática

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar características de contextos de formação de professores, em Comunidades de Prática, que promoveram o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática, investigados nos últimos anos por membros do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática – GEPEFOPEM. Para tanto, foi realizada uma leitura crítica das considerações finais de dissertações e teses vinculadas a esse grupo, para identificar as aprendizagens de professores em formação, a constituição/mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento da identidade profissional. Foi possível observar que a oportunidade dos envolvidos, nestes contextos, de trabalhar coletivamente; preparar/organizar possíveis trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula; partilhar experiências; estudar e discutir conceitos matemáticos; trabalhar individualmente ou em pequenos grupos resolvendo tarefas, de modo a discutir as resoluções coletivamente; participar ativamente em seus processos de formação; expor seus erros sem constrangimentos; representam características recorrentes nas investigações e foram consideradas como potenciais para o desenvolvimento profissional de professores. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2017-06-30

Métricas


Visualizações do artigo: 16     PDF (Português (Brasil)) downloads: 19

Cómo citar

RODRIGUES, Paulo Henrique; COSTA TRINDADE CYRINO, Márcia Cristina de. Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 14, n.º 16, p. 67–78, 2017. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/294. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos