Potencialidades da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática na Educação do Campo

Autores

  • Ravelle Souza de Jesus ravelle.ufrb@outlook.com
    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Ivanil Miranda dos Santos ivanilmiranda@hotmail.com
    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Jaqueline de Souza Pereira Grilo jspgrilo@uefs.br
    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) https://orcid.org/0000-0002-0408-047X

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Ensino de Matemática, Educação do Campo

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de identificar as potencialidades da Modelagem Matemática para o ensino de Matemática na Educação do Campo. A mesma apresenta uma discussão sobre Educação do Campo e Modelagem Matemática que fundamentaram a análise empreendida. Desenvolvida com base no método qualitativo, foram utilizados como fonte de produção de dados a observação, diário de campo dos pesquisadores e análise documental. Os dados foram analisados com base em duas categorias: 1) indícios sobre a identidade dos sujeitos do campo; e 2) a mobilização de conteúdos matemáticos. Os resultados alcançados apontam que a Modelagem Matemática na perspectiva sócio-crítica pode favorecer o (re)conhecimento de si enquanto sujeito do campo, além de promover um ensino de Matemática mais significativo por problematizar temas da realidade dos sujeitos do campo.

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Biografia do Autor

Ravelle Souza de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Licenciando em Educação do Campo com habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Ivanil Miranda dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Licencianda em Educação do Campo com habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Jaqueline de Souza Pereira Grilo, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestra e doutoranda em Educação pela FACED/UFBA. Professora Auxiliar da Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Publicado

01-01-2019

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Como Citar

SOUZA DE JESUS, Ravelle; SANTOS, Ivanil Miranda dos; PEREIRA GRILO, Jaqueline de Souza. Potencialidades da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática na Educação do Campo. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 21, p. 173–189, 2019. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/238. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática