Potencialidades da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática na Educação do Campo
Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Ensino de Matemática, Educação do CampoResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de identificar as potencialidades da Modelagem Matemática para o ensino de Matemática na Educação do Campo. A mesma apresenta uma discussão sobre Educação do Campo e Modelagem Matemática que fundamentaram a análise empreendida. Desenvolvida com base no método qualitativo, foram utilizados como fonte de produção de dados a observação, diário de campo dos pesquisadores e análise documental. Os dados foram analisados com base em duas categorias: 1) indícios sobre a identidade dos sujeitos do campo; e 2) a mobilização de conteúdos matemáticos. Os resultados alcançados apontam que a Modelagem Matemática na perspectiva sócio-crítica pode favorecer o (re)conhecimento de si enquanto sujeito do campo, além de promover um ensino de Matemática mais significativo por problematizar temas da realidade dos sujeitos do campo.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, Jussara de Loiola. Uma Abordagem SócioCrítica da Modelagem Matemática: a perspectiva da educação matemática crítica. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37948/28976>. Acesso em 01 de junho de 2018.
ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli; MOLINA, Mônica. (Org.) Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2004.
BARBOSA, J.C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: Reunião anual da ANPED, 24, 2001, Caxambu, Anais...Rio de Janeiro: ANPED, 2001. 1CD-ROM.
BARBOSA, J.C. Modelagem Matemática; O que é? Por que? Como? Veritate, n.4, p.73-80, 2004.
BIEMBENGUT, Maria. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Disponível em: < file:///C:/Users/User/Desktop/37939-125813-1-SM.pdf >. Acesso em 22 de Abril de 2018.
BIEMBENGUT, Maria S.; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2005.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Secretaria da educação fundamental. Brasília: MEC/sef, 1998.
BRASIL. Decreto nº 7.352. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília: 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm. Acesso em: 18 maio. 2018
CONCEIÇÃO, Elizeu. MOREIRA, Francis. A Modelagem Matemática no ensino da matemática: uma aplicação no cultivo da alface. Disponível em: <http://www.ufjf.br/emem/files/2015/10/A-MODELAGEM-MATEM%C3%81TICA-NO-ENSINO-DA-MATEM%C3%81TICA-UMA-APLICA%C3%87%C3%83O-NO-CULTIVO-DA-ALFACE.pdf >. Acesso em 10 de fevereiro 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessário à prática educativa. 52ª ed.- Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FIORENTINI, Dario. LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percurso teóricos e metodológicos. Campinas-São Paulo: 2012.
FERNANDES, Bernardo Mançano, SANTOS, Clarice Aparecida dos Educação do Campo: campo- políticas públicas – educação. Brasília: Incra; MDA, 2008.
GAVA, Carlos A. LOPES, Edson B. Produção de Mudas de Palma Forrageira Utilizando Fragmentos de Cladódios. Petrolina: EMBRAPA/CPATSA, 2012.
KOLLING, Edgar, CALDART, Roseli. Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: articulação nacional Por Uma Educação do
Campo, 2002.
MOLINA, Mônica Castanha & JESUS, Sonia Meire. (orgs). Por Uma Educação do Campo 5. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2004.
MOREIRA, Antônio Flávio; CÂMARA, Michelle Januário. Reflexões sobre currículo e
identidade: implicações para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio F. e CANDAU,
Vera M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2008. p. 38-66.
ROCHA, Kátia L. S. da. BISOGNIN, Eleni. Educação ambiental na prática de sala de aula: contribuições da Modelagem Matemática. Educação Matemática em Revista – RS, a. 10, n. 10, v. 2, p. 21-27, 2009.
SKOVSMOSE. Ole. Educação matemática crítica: A questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001.
SANTOS, D. C. dos. et al. Manejo e utilização da palma forrageira (Opuntia e Nopalea) em Pernambuco. Recife: IPA, 2006.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 359 PDF downloads: 99
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.