A Matemática além da teoria: uma análise interdisciplinar do filme A Sala de Fermat

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id531

Palavras-chave:

Formação de professores, Recursos audiovisuais, Ensino de matemática, A Sala de Fermat

Resumo

O uso de recursos audiovisuais, como filmes, no contexto das aulas de matemática, representa uma estratégia pedagógica destinada a tornar o processo de aprendizado mais atrativo e compreensível. Este estudo propõe-se a analisar o impacto derivado da utilização desses recursos na formação de professores de matemática, com ênfase na influência exercida pelo filme “A Sala de Fermat”. Para atingir esse desiderato, foi administrado um questionário a 17 licenciandos de um curso de formação docente, indagando sobre suas percepções acerca do filme e como planejam incorporar as lições assimiladas em suas futuras práticas pedagógicas. A análise das respostas sugere que a inclusão do filme contribuiu para a compreensão dos conceitos matemáticos, motivando os licenciandos a adotarem estratégias interativas de ensino. Contudo, o impacto do filme foi variável, vinculado às atitudes prévias dos licenciandos em relação à matemática. Nesse contexto, ressalta-se a importância da abordagem personalizada, considerando a diversidade de perspectivas e aptidões entre os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT). Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (IEMCI/UFPA). Bolsista da FAPESPA (2021-2024 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA), Belém, Pará, Brasil

Dailson Evangelista Costa, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT). Professor na Universidade Federal do Tocantins, Arrais, Tocantins, Brasil.

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (IEMCI/UFPA). Bolsista da FAPESPA (2021-2024 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA), Belém, Pará, Brasil. .

Referências

ALMEIDA, Francilene Almeida. A utilização de filmes nas aulas de matemática. Ensino & Pesquisa, v. 13, n. 3, p. 25-34, 2015. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/612. Acesso em: 4 jul. 2022.

ASSIS, Willian Christian de. Os filmes como material de aprendizagem tangencial de Matemática. 2022. 51f. Ouro Preto: Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Ouro Preto, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufop.br/handle/123456789/15012. Acesso em: 4 jul. 2022.

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey Charles. Content knowledge for Teaching what makes It special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022487108324554. Acesso em: 10 jun. 2022.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Tradução de Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos; Telmo Mourinnho Baptista. Porto-Portugal: Porto Editora, 1994.

CARRILLO, José et al. Determining specialised knowledge for mathematics teaching. In: VIII CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (8 CERME), 8. Anais... Antália, Turquia: Middle East Technical University, 2013. p. 2985-2994. Disponível em: https://cerme8.metu.edu.tr/wgpapers/WG17/Wg17_Climent.pdf. Acesso em: 11 jun. 2022.

CHAMPOUX, Joseph E. Film as a Teaching Resource. Journal of Management Inquiry, v. 8, n. 2, p. 206-217, 1999. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/105649269982016. Acesso em: 10 jul. 2022.

COELHO, Roseana Moreira de Figueiredo; VIANA, Marger da Conceição Ventura. A utlização de filmes em sala de aula: um breve estudo no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP. Revista da Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 1-9, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2005. Acesso em: 12 jul. 2022.

CÔRTES, Helena Sporleder. O uso pedagógico do Cinema: estratégias para explorar e avaliar filmes em sala de aula. In: MARLENE CORRERO GRILLO, Rosana Maria Gessinger (Org.). Por que falar ainda em avaliação? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p. 63-84. Disponível em: http://proiac.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/433/2018/08/porquefalaraindaemavaliacao.pdf. Acesso em: 12 jul. 2022.

COSTA, Elaine Cristina Pereira; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. Luz, câmera, ação: o uso de filmes como estratégia para o ensino de Ciências e Biologia. Revista Práxis, v. 11, n. 6, p. 81-93, 2014. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/625. Acesso em: 12 jul. 2022.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Magda França Lopes. 3ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educaçâo matemática: da teoria à prática. 17ª. ed. Campinas: Papirus, 2009.

HOBAN, Garry; LOUGHRAN, John; NIELSEN, Wendy. Slowmation: Preservice elementary teachers representing science knowledge through creating multimodal digital animations. Journal of research in science teaching, v. 48, n. 9, p. 985-1009, 2011. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/tea.20436. Acesso em: 12 jul. 2022.

HOLLAND, Jonathan. Fermat's Room. Variety, 2008. Disponível em: https://variety.com/2007/film/reviews/fermat-s-room-1200554231. Acesso em: 5 jun. 2022.

MENDONÇA, J. Ricardo C. de; GUIMARÃES, Flávia Peixoto. Do quadro aos “quadros”: o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração. Cadernos EBAPE.BR, v. 6, n. Especial, p. 1-21, agosto 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/WLrcJDfkgDnpbq8tg3NYZvg/?lang=pt#. Acesso em: 12 jul. 2022.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Introducing Technological Pedagogical Content Knowledge. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, [S.l.]. Anais... New York City: Routledge, 2008. p. 2-16.

OECHSLER, Vanessa. Comunicação multimodal: produção de vídeos em aulas de Matemática. 2018. 311f. Rio Claro: Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/154093. Acesso em: 12 jun. 2022.

PONTE, João Pedro da. Gestão curricular em Matemática. In: GTI (Org.). O professor e o desenvolvimento curricular. [S.l.]: [s.n.], 2005. p. 11-34. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/3008. Acesso em: 12 jul. 2022.

SHULMAN, Lee. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0013189X015002004. Acesso em: 11 jun. 2022.

SHULMAN, Lee. Knowledge and Teaching:Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/her/article-abstract/57/1/1/31319/Knowledge-and-Teaching-Foundations-of-the-New. Acesso em: 5 jun. 2022.

SILVA, José Fernandes; MORAIS, Bruna Mara Moura; SANTOS, Guilherme Henrique Dias. A utilização do Cinema nas aulas de Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas. Com a Palavra, o Professor, v. 6, n. 16, p. 33–55, 2021. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/711. Acesso em: 12 jul. 2022.

SILVA, Josineide Alves. Cinema e educação: o uso de filmes na escola. Intersaberes, v. 8, n. 18, p. 361-373, 2014. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/642. Acesso em: 5 jul. 2022.

TURNER, Mateus. Fermat1s room. Rotten Tomatoes, 2009. Disponível em: https://www.rottentomatoes.com/m/fermats_room/reviews?sort=rotten. Acesso em: 6 jul. 2022.

ZASLAVSKY, Orit; LEIKIN, Roza. Professional Development of Mathematics Teacher Educators: Growth Through Practice. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 7, p. 5–32, 2004. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/B:JMTE.0000009971.13834.e1. Acesso em: 12 jul. 2022.

Downloads

Publicado

11-11-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 90     PDF downloads: 57

Como Citar

LOPES, Thiago Beirigo; CASTILLO, Luis Andrés; COSTA, Dailson Evangelista; SÁNCHEZ, Ivonne C. A Matemática além da teoria: uma análise interdisciplinar do filme A Sala de Fermat. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022066, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id531. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/531. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos