A influência de materiais curriculares no conhecimento profissional docente sobre o campo aditivo
DOI:
10.37001/remat25269062v21id504Palavras-chave:
Currículos de Matemática, Relação Professor-Materiais Curriculares, Aprendizagem Docente, Operações AditivasResumo
O artigo é orientado pelo objetivo de discutir a influência de materiais curriculares no conhecimento profissional docente sobre o campo aditivo. O referencial teórico remete aos materiais e a relação que professores tem com eles sob uma perspectiva de conhecimento; também remete à Teoria dos Campos Conceituais e ao Conhecimento da Matemática Incorporada ao Currículo. A análise se deu a partir do mapeamento de problemas aditivos em três volumes do Manual do Professor de um material dos Anos Iniciais, o que possibilitou a classificação dos problemas em conformidade com os significados das operações, e leitura das orientações de ensino que acompanham os problemas. Como principais resultados, foram identificados problemas de composição, transformação e comparação nos três volumes analisados, em correspondência aos significados prescritos em documento curricular, além de problemas envolvendo composição de transformações e transformação de composições, ambos os significados não prescritos. Os problemas incorporam conhecimentos relativos a ideias fundamentais, representações e conexões, complexidade e percurso de aprendizagem. No entanto, é observada a ausência de explicitação desses conhecimentos, bem como a ausência de transparência sobre o que fundamenta as opções didática, metodológica, conceitual e avaliativa da abordagem dos conceitos aditivos.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Rafael Neves; PIETROPAOLO, Ruy Cesar. Conhecimento de professores de Matemática em início de carreira sobre o campo aditivo. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, Londrina, v. 13, n. 1 p. 53-63, 2020.
AMARAL, Rúbia Barcelos; MAZZI, Lucas Carato; PEROVANO, Ana Paula Perovano; ANDRADE, Luciana Vieira. Livro didático de Matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática. São Paulo: Mercado das Letras, 2022.
ANTUNES, Fabrício Mendes. Avaliação de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática em escolas da Educação do Campo. 2022. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Centro de Ciências Humanas. Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Nacionais Curriculares: Matemática [Primeiro e Segundo Ciclos]. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Nacionais Curriculares: Matemática [Terceiro e Quarto Ciclos]. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BROWN, Matthew William. The Teacher-Tool Relationship: theorizing the design and use of curriculum materials. In: REMILLARD, Janine. T; HERBEL-EISENMANN, Beth A.; LLOYD, Gwendolyn Monica. (Ed.). Mathematics teachers at work: connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Taylor & Francis, 2009, p. 17-36.
COLLOPY, Rachel. Curriculum materials as a professional development tool: how a Mathematics textbook affected two teachers' learning. The Elementary School Journal, v. 103, n. 3, p. 287-311, jan. 2003.
DANTE, Luis Roberto; VIANA, Fernando. Ápis Mais: Matemática, 2º ano [Manual do Professor]. São Paulo: Ática, 2021.
DANTE, Luis Roberto; VIANA, Fernando. Ápis Mais: Matemática, 3º ano [Manual do Professor]. São Paulo: Ática, 2021.
DANTE, Luis Roberto; VIANA, Fernando. Ápis Mais: Matemática, 4º ano [Manual do Professor]. São Paulo: Ática, 2021.
JANUARIO, Gilberto. Agência, affordance e a relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 27, n. 3, p. 1055-1076, set./dez. 2020.
JANUARIO, Gilberto; LIMA, Katia. Materiais curriculares como ferramentas de aprendizagem do professor que ensina Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 8, n. 17, p. 414-433, jul./dez. 2019.
MACHADO, Jackelany de Souza França Durães. Relação professor-materiais curriculares: estudo na perspectiva da integração Matemática e Química. 2023. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Centro de Ciências Humanas. Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros.
MAGINA, Sandra; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; NUNES, Terezinha; GITIRANA, Verônica. Repensando adição e subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. 3. ed. São Paulo: PROEM, 2008.
MORO, Maria Lucia Faria. Aprender a somar/subtrair: uma construção em parceria. In: PAVANELLO, Regina Maria. Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a pesquisa e a sala de aula. v. 2. São Paulo: SBEM, 2004, p. 69-101.
PEROVANO, Ana Paula. Perspectivas de professores sobre a escolha do livro didático de Matemática. 2022. 302f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.
REMILLARD, Janine T. Examining teachers’ interactions with curriculum resource to uncover pedagogical design capacity. In: GUEUDET, Ghislaine; In: FAN, Lianghuo; TROUCHE, Luc; QI, Chunxia;
REZAT; Sebastian; VISNOYSKA, Jana. (Ed.). Recent advances in research on Mathematics teachers’ textbooks and resources. New York: Springer, 2018, p. 69-88.
REMILLARD, Janine T.; KIM, Ok-Kyeong. Knowledge of curriculum embedded mathematics: exploring a critical domain of teaching. Educational Studies in Mathematics, v. 96, p. 65-81, mar. 2017.
SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, José Gimeno. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução: Alexandra Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 16-35.
SOARES, Marilene Caitano Reis Almeida. A relação professor-materiais curriculares de Matemática: análise na perspectiva dos conceitos de affordance e agência. 2020. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Centro de Ciências Humanas. Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros.
SOUZA, Iolanda Márcia de. Relação professor-materiais curriculares e o conhecimento profissional docente sobre o campo conceitual aditivo. 2024. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Centro de Ciências Humanas. Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros.
STEIN, Mary Key; SMITH, Margaret Schwan. Mathematical tasks as a framework for reflection: from Research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, v. 3, n. 5, p. 344-350, Jan. 1998.
STEIN, Mary Kay; KIM, Gooyeon. The role of Mathematics curriculum materials in large-scale urban reform: an analysis of demands and opportunities for teacher learning. In: REMILLARD, Janine. T;
HERBEL-EISENMANN, Beth A.; LLOYD, Gwendolyn Monica. (Ed.). Mathematics Teachers at Work: connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Taylor & Francis, 2009, p. 37-55.
VERGNAUD, Gérard. A criança, a Matemática e a realidade: problemas do ensino da Matemática na escola elementar. Tradução de Maria Lúcia Faria Moro. Curitiba: EdUFPR, 2009.
VERGNAUD, Gérard. Psicologia do desenvolvimento cognitivo e didáctica das Matemáticas. Um exemplo: as estruturas aditivas. Análise Psicológica, Lisboa, v. 1, p. 75-90, 1986.
VERGNAUD, Gérard. Quais questões a Teoria dos Campos Conceituais busca responder? Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju, v. 9, n. 1, p. 5-28, 2019.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 252 PDF downloads: 129
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.