Tabuada nas Práticas Pedagógicas de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v24id541

Palavras-chave:

Tabuada, Prática Pedagógica, Anos Iniciais, Professores que ensinam Matemática, Pesquisa-Formação

Resumo

Apresentamos, neste artigo, resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as práticas pedagógicas explicitadas por professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação à utilização da tabuada em sala de aula. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa na modalidade Pesquisa-Formação, utilizando um curso de extensão online como ambiente para produção de dados. Participaram 128 professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 15 estados brasileiros, que responderam um questionário aplicado via Google Forms. A análise dos dados foi realizada utilizando a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), as quais nos proporcionou a constituição das seguintes unidades de registro: (i) memorização da tabuada pelos alunos (ii) Compreensão das operações fundamentais; (iii) Produção de significados para a tabuada e (iv) Romper com o Ensino Tradicional. A análise interpretativa foi realizada por meio de um movimento dialógico entre os dados e a literatura especializada que nos permitiu compreender como os professores que ensinam Matemática nos anos iniciais abordam e utilizam a tabuada em suas práticas pedagógicas em sala de aula. Os resultados nos permitem inferir que métodos tradicionais como: memorização, ênfase na decoreba e competições envolvendo a tabuada, ainda estão enraizados nas práticas pedagógicas de professores que ensinam Matemática. Apesar disso, constatamos um movimento crescente dos professores em busca de melhorar seus processos formativos para diversificar as práticas pedagógicas vigentes, proporcionando assim uma ressignificação com o ensino tradicional, e valorização da compreensão e produção de significados da tabuada pelos alunos.

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Biografia do Autor

Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada, Secretaria Municipal de Educação de Barra do Bugres

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres/MT. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Professora da Secretaria de Municipal de Educação e Cultura– SMEC/BB//MT. E-mail: celia.louzada@unemat.br Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6646216086898402 ORCID - https://orcid.org/0009-0004-9323-1293

Marcio Urel Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro/SP. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres/MT. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT. E-mail:marcio.rodrigues@unemat.br Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8802973146318543 ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8932-3815

Maria Elizabete Rambo Kochhann, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutora em Educação para as Ciências – Unesp/Bauru/SP. Professora do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e Natureza – ILACVN da Universidade Federal de Integração Latino-Americana – Unila. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT. E-mail: maria.kochhann@unila.edu.br ORCID: https://orcid.org/0009-0008-9476-5528 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6272417542155070.

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Publicado

17-02-2025

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Como Citar

LOUZADA, Célia Aparecida Dias Ferreira; RODRIGUES, Marcio Urel; KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo. Tabuada nas Práticas Pedagógicas de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 24, 2025. DOI: 10.37001/remat25269062v24id541. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/541. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos