Aulas de Matemática nos anos iniciais: números e operações em um início de integração de tecnologias digitais...

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id464

Palavras-chave:

Formação de professores, Base Blocks, Números e Operações

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública de Campo Grande/MS, que teve a participação de pesquisadores de uma universidade pública e de cinco professoras que atuam com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, nesta escola, em que foram realizadas ações de formação continuada em serviço com/para a integração de tecnologias digitais ao currículo. A pesquisa teve como objetivo analisar a construção de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos de conteúdo das professoras, ao participarem de um processo de formação, no espaço da escola em que atuam. Nesse artigo, orientados pelo objetivo da pesquisa e pelo referencial teórico, nos deteremos a analisar dados produzidos em reuniões de planejamentos para aulas de Matemática, realizadas com uma professora, durante o primeiro semestre de 2017. Para a análise dos dados, alguns movimentos dessas reuniões foram transcritos a partir da gravação em áudio, e são reescritos aqui em forma de narrativa. Os resultados da análise apontam que o processo de formação de professores no modelo realizado possibilitou/potencializou que a construção de conhecimentos para a integração de tecnologias digitais ao currículo acontecesse pela professora, ao vivenciar os desafios, as incertezas e as desordens que se fizeram presentes no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Ivanete Fátima Blauth, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande/MS.

 

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela PUCSP, professora associada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

BLAUTH, Ivanete Fátima; SCHERER, Suely. Aulas de Matemática nos anos iniciais: números e operações em um início de integração de tecnologias digitais... Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. E020001, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v17id464. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/114. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos