Etnomatemática e formação de professores de matemática: uma reflexão sobre currículos de universidades públicas brasileiras

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18id572

Palavras-chave:

Etnomatemática, Formação de Professores de Matemática, Currículo

Resumo

Nesta pesquisa buscamos compreender: como a Etnomatemática se faz presente nos currículos de formação de professores de matemática do Brasil? Para tanto, realiza-se um estudo qualitativo, de cunho documental, analisando Projetos Políticos de Curso de licenciaturas em Matemática de diferentes universidades públicas dos diferentes estados brasileiros. O movimento da Análise de Conteúdos nos legou três Núcleos de Compreensão: Etnomatemática como disciplina curricular ou como tema de uma disciplina; Etnomatemática como fundamentação teórica e prática ao processo de formação do professor de matemática; A ausência da Etnomatemática no currículo de formação de professores de Matemática. Constatamos que embora haja iniciativas que propõem a Etnomatemática nessa formação, a ausência ou a pouca explicitação da Etnomatemática são mais frequentes e, com isso, reafirmamos a relevância de um movimento de institucionalização dessa área na formação de professores de matemática. 

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Biografia do Autor

Antônio Vieira Lima Junior, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.

Stéfany Silva Araújo, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.

Victor Coelho Oliveira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

 Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.

José Milton Lopes Pinheiro, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista(UNESP), campus Rio Claro/SP (2018). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2011). Professor Adjunto na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

LIMA JUNIOR, Antônio Vieira; ARAÚJO, Stéfany Silva; OLIVEIRA, Victor Coelho; PINHEIRO, José Milton Lopes. Etnomatemática e formação de professores de matemática: uma reflexão sobre currículos de universidades públicas brasileiras. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021052, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id572. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/132. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos