“A vida é tênue, tênue”: éticas, filosofias e educações matemáticas embaralhadas pela literatura

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id780

Palavras-chave:

Ética, Ficção, Experimentação, Formação, Formação Militância

Resumo

Uma aula e seis estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática e um professor e um doutorando e um desafio (discutir Ética) e … O desafio foi lançado pelos estudantes, trazendo com ele outro: como fazê-lo? Escolhemos o (des)caminho da literatura. Para tal, inventamos três situações fictícias e convidamos os estudantes a fazerem um exercício de pensamento considerando a Ética enquanto campo da Filosofia. Durante as discussões, alguns temas atravessaram a discussão: punição, avaliação, relações familiares, amizade, aborto, legalidade e ilegalidade, classe, gênero, raça, moral, dentre outros. A partir da gravação e transcrição da aula, que foi realizada virtualmente, escrevemos um conto. Inspirados nos estudantes, lançamos um desafio a você que está lendo este artigo: como tens mobilizado a Ética em sua vida?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Paulo Risso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Thiago Donda Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro). Professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Paranaíba, Mato Grosso do Sul, Brasil. Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da UFMS e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (unidade universitária de Paranaíba).

Referências

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

DROIT, Roger-Pol. Ética: uma primeira conversa. Tradução de Anália Correia Rios. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

FOUCAULT, Michel. Las redes del poder. In: FERRER, Christian (Comp.). El Lenguage Libertário (vol. 1). Montevideo: Editorial Nordan-Comunidad, 1990.

GALLO, Sílvio. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 551-565, Dec. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/MvmtfSMScW6MmJxZsqsPrzy/?lang=pt>. Acesso em: 23 mar. 2022.

LISPECTOR, Clarice. Água Viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

RISSO, João Paulo; RODRIGUES, Thiago Donda. Desterritorializando a aula de Matemática: o que pode um professor militante no âmbito de uma educação matemática menor? Boletim Online de Educação Matemática, v. 8, p. 216-231, 2020. Disponível em: < https://doi.org/10.5965/2357724X08172020216 >. Acesso em: 23 mar. 2022.

RODRIGUES, Thiago Donda. Etnomatemática e Filosofia da Diferença: Possíveis Diálogos. Journal of Mathematics and Culture, v. 11, n. 01, p. 01-12. 2017. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2022.

SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura? São Paulo: Editora Ática, 2004.

TRINDADE, Rafael. Ética e Moral. Razão Inadequada, 2016. Disponível em < https://razaoinadequada.com/2016/04/20/etica-e-moral/#:~:text=A%20%C3%89tica%20depende%20dessa%20sutileza,se%20criam%20em%20cada%20encontro.>. Acesso em: 23 mar. 2022

Downloads

Publicado

01-01-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 67     PDF downloads: 35

Como Citar

RISSO, João Paulo; RODRIGUES, Thiago Donda. “A vida é tênue, tênue”: éticas, filosofias e educações matemáticas embaralhadas pela literatura. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, p. e023074, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id780. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/18. Acesso em: 28 abr. 2024.