Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão acerca da aproximação do uso da Modelagem Matemática na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais com os estudos e investigações realizadas por Ball e seus colaboradores, ao discutirem o conhecimento matemático para o ensino. Esta aproximação foi investigada a partir de um curso de extensão desenvolvido com a participação de sete professores da rede pública de São Paulo. Para a coleta de dados desta investigação utilizamos a triangulação de métodos, caracterizada pelo uso de diferentes instrumentos, como o uso de questionário, entrevistas e gravação em áudio e vídeo dos encontros presencias. As análises de nossos dados nos permitiram observar que o uso da Modelagem Matemática, como um ambiente de aprendizagem, se tornou um cenário muito favorável para fomentar as discussões necessárias para se investigar o conhecimento mobilizado pelos professores ao longo de uma formação continuada, afim de que se possa discutir os conhecimentos matemáticos necessários para o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, L. M. W.; DIAS, M.R. 2004. Um estudo sobre o uso da modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema, n. 22, p. 19-35.

Ball, D. L. (2000). Bridging practices: Intertwining content and pedagogy in teaching and learning to teach. Journal of Teacher Education, v.51, n.3, p. 241–247, 2000. Available at: <http://www-personal.umich.edu/~dball/chapters/WorkingOnTheInside.pdf>. Accessed 02/fev./2013.

BALL, D.; HILL, H. C.; BASS, H. Knowing Mathematics for teaching: Who knows Mathematics well enough to teach third grade, and how can we decide? American Educator, v. 29, n. 1, p. 14-17, 20-22, 43-46. 2005. Available at: <http://hdl.handle.net/2027.42/65072>. Accessed 10/out./2013.

BALL, D.L.; HILL, H.C.; SCHILLING, S.G. Mathematical knowledge for teaching: adapting U.S. measures for use in Ireland. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 11, n. 3. p. 171-197, 2008. Available at:

<http://www-personal.umich.edu/~dball/articles/index.html>. Accessed 10/out./2013.

BALL, D. L., THAMES, M. H., & PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching What Makes It Special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008. Available at: <http://jte.sagepub.com/content/59/5/389.short>. Accessed 10/out./2013.

BARBOSA, J. C. Modelagem na educação matemática: contribuições para o debate teórico. In: Reunião Anual da ANPED, 24, 2001a, Caxambu. Anais... Minas Gerais: ANPED, 2001. p. 1-30. Available at: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Barbosa.pdf>. Accessed 20/out./2012.

____________. Modelagem Matemática e os futuros professores. In: Reunião Anual da ANPED, 25, 2002, Caxambu. Anais...Minas Gerais, ANPED, 2002. p. 25-43. Available at: <https://scholar.google.com.br/scholar?q=Modelagem+matemática+e+os+futuros+professores&btnG=&hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5>. Accessed 20/out./2012.

BARBOSA, J. C., CALDEIRA, A. D.; ARAÚJO, J. de L. (Org.). Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007.

BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V. Bolema: Boletim de Educação Matemática. vol. 26, n. 43. Rio Claro Aug. 2012.

CALDEIRA, A. D. (2009). Modelagem matemática: um outro olhar. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n. 2, pp. 33-54.

CHAVES, M. I. A.; ESPÍRITO SANTO, A. O. Possibilidades para Modelagem Matemática na sala de aula. In: ALMEIDA, L. M. W.; ARAÚJO, J. L.; BISOGNIN, E. (orgs). Práticas de Modelagem Matemática: relatos de experiências e propostas pedagógicas. Londrina: Eduel, 2011. p. 161-180.

ESCUDERO, J.M.. La investigación-acción em el panorama actual de la investigación educativa: algumas tendências. Revista de Innovación e Investigación Educativa, n.3, 1987. p. 5-39.

GIESTA, N. C. Cotidiano escolar e formação reflexiva do professor: moda ou valorização do saber docente? 1 ed. Araraquara: JM Editora, 2001.

HILL, H.C.; ROWAN, B.; BALL, D. Effects of teachers' mathematical knowledge for teaching on student achievement. American Educational Research Journal, v. 42, n. 2. p. 371- 406, 2005. Available at: <http://jte.sagepub.com/content/59/5/389.short>. Accessed 10/out./2013.

LUNA, A. V. A. Modelagem matemática na formação continuada e a recontextualização pedagógica desse ambiente em salas de aula. 2012. 184 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2012.

OLIVEIRA, A. M. P.; BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática e situações de tensão na prática pedagógica dos professores. BOLEMA. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro - SP, v. 24, n. 38, p. 265-296, abr. 2011.

OLIVEIRA, A. M. P.; CAMPOS, I. S. ; SILVA, M. S. . As estratégias do professor para desenvolver modelagem matemática em sala de aula. Boletim GEPEM, v. 55, p. 175-192, 2009.

SHULMAN, L. Those Who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher. v. 15, no. 2, p. 4-14, 1986.

Downloads

Publicado

01-01-2019

Métricas


Visualizações do artigo: 50     PDF (English) downloads: 11

Como Citar

RIBEIRO, Rogério Marques; POWELL, Arthur Belford. Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 21, p. 5–17, 2019. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/228. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática