Perspectivas dos documentos curriculares RCNEI e BNCC para a Matemática na Educação Infantil

Autores

  • Eliane Ferreira Pinto elianef5@hotmail.com
    Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG
  • Celi Espasandin Lopes celi.espasandin.lopes@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

DOI:

10.37001/remat25269062v20id486

Palavras-chave:

Educação Matemática; Educação Infantil; Documentos curriculares.

Resumo

A Educação Infantil, como um todo, é uma fase da formação que exige intensa atenção no que diz respeito ao desenvolvimento tanto de práticas como de pesquisas a respeito do seu cotidiano. E a matemática, em especial, merece atenção, pois ainda há insuficientes investigações acadêmicas na área, e até mesmo os documentos oficiais são tímidos na abordagem da disciplina nessa etapa escolar. Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, do tipo qualitativa e documental, que tem como material de estudo os documentos curriculares oficiais Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Colocou-se a seguinte questão norteadora: como são tratados os conteúdos matemáticos para a infância e quais são as semelhanças ou distanciamentos no tratamento que recebem? A partir dos resultados obtidos, busca-se contribuir para a reflexão dos profissionais de Educação Infantil sobre os documentos regulatórios dessa etapa escolar, sobretudo no que diz respeito à necessidade de maior e melhor abordagem relacionada ao ensino de matemática.

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Biografia do Autor

Eliane Ferreira Pinto, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Mestre em Educação - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professora de educação infantil da Prefeitura Municipal de Campinas, São Paulo, Brasil. E-mail: elianef5@hotmail.com.

Celi Espasandin Lopes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

Licenciada em Matemática (UNITAU) e em Pedagogia (FACEG). Mestrado e Doutoradoem Educação (UNICAMP). Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia (UGA) e Professora Visitante na University of Miami (UM). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PUC-Campinas, São Paulo, Brasil). Av. Gessy Lever,915, casa 383, Lenheiro, Valinhos, São Paulo, Brasil, CEP: 13272-000. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-7409-2903. E-mail:celi.espasandin.lopes@gmail.com.

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Publicado

30-08-2023

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Como Citar

PINTO, Eliane Ferreira; LOPES, Celi Espasandin. Perspectivas dos documentos curriculares RCNEI e BNCC para a Matemática na Educação Infantil. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023107, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id486. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/486. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos