Modelo PLOT: por uma aproximação das pesquisas histórica e não histórica sobre saberes profissionais na formação professores que ensinam matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id585

Palavras-chave:

Modelo PLOT, Saberes profissionais, Tarefas de Aprendizagem Profissional

Resumo

As pesquisas sobre os saberes profissionais do professor que ensina matemática têm sido produzidas sobre duas óticas: perspectivas histórica e não histórica. Nesse sentido, este texto se propõe a apresentar uma aproximação entre essas duas perspectivas, por meio das Tarefas de Aprendizagem Profissional (TAP), enquanto domínio do modelo teórico Oportunidades de Aprendizagem Profissional para Professores (PLOT[1]). Foi realizada uma revisão da literatura em educação matemática que trata do tema. O texto expressa compreensões sobre o uso das TAP enquanto elemento significativo nessa aproximação, trazendo exemplos de TAP e discorre sobre seus usos no processo formativo para garantir a aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática.

 

[1] Conforme Ribeiro e Ponte (2020, p. 3), “Optamos por manter o acrônimo PLOT da designação em inglês (Professional Learning Opportunities for Teachers) por entendemos que a sonoridade da pronúncia, mesmo em português, nos parece agradável.”

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Biografia do Autor

Joubert Lima Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor na área de Educação Matemática no Centro das Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEns), no Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) e na licenciatura e bacharelado em Matemática.

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Publicado

01-01-2022

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Como Citar

FERREIRA, Joubert Lima. Modelo PLOT: por uma aproximação das pesquisas histórica e não histórica sobre saberes profissionais na formação professores que ensinam matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022063, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id585. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/92. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos