Tendências Pedagógicas no ensino de estatística: perspectiva de professores

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id729

Palavras-chave:

Tendências Pedagógicas, Ensino Fundamental, Conteúdos de Estatística, Prática Pedagógica

Resumo

Atualmente, ensinar estatística é fundamental. A importância atribuída ao ensino dessa ciência é devida à sua disseminação e indispensabilidade em diversas áreas do conhecimento. Com a finalidade de otimizar a aprendizagem dos estudantes, é preciso ressaltar a primordialidade dos professores em organizar a seleção e a distribuição dos conteúdos estatísticos a serem ensinados ao longo do ano letivo. Sabendo-se dessa necessidade, a presente pesquisa apresentou caráter qualitativo e teve como objetivo analisar tendências pedagógicas acerca da distribuição e desenvolvimento dos conteúdos de estatística, declarados por professores do 8º ano do ensino fundamental, durante o ano letivo. Os sujeitos desta pesquisa foram nove professores participantes do Processo Formativo da REM-NE com o curso Matemática #COmVIDa que declararam lecionar matemática para turmas do 8º ano do ensino fundamental. Este trabalho apresentou como suporte teórico a classificação das tendências pedagógicas segundo Libâneo. Os dados obtidos foram analisados conforme a Análise de Conteúdo. Os resultados expuseram que quando se tratava dos conteúdos ensinados, os professores não declararam considerar o contexto que a escola estava inserida. No entanto, quando se tratava de como os professores organizavam sua prática de ensino e possíveis relacionamentos com seus alunos, eles declararam considerar o contexto escolar. Notando-se uma dissonância entre as declarações. Além disso, os resultados mostraram que as ideias das tendências pedagógicas presentes com maior frequência nas declarações dos professores foram as da tendência liberal tradicional, que é a mais presente ao longo do histórico educacional, e as da tendência liberal renovada progressista, que está frequentemente presente na formação de novos professores nos cursos de licenciatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reilan Bomfim da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Plena do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Referências

AZEVEDO, A. J. et al. Contribuições da pedagogia crítico social dos conteúdos na prática docente: um estudo de caso. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, n. 21, 2013.

BACK, G. P. J; TEIXEIRA, M. I. Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas. Id on Line. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, n. 47, p. 139-155, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto; Parâmetros curriculares nacionais: Matemática; Brasília: 1998.

CAMPELOS, S.; MOREIRA, D. Planeamento estatístico: uma experiência de ensino no 8° ano. In: XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática. Anais, 2011, Lisboa.

CARVALHO, R. M. B. Georges Snyders: em busca da alegria na escola. Perspectiva, v. 17, n. 32, p. 151-170, 1999.

FERREIRA, G. F. Os professores como transformadores da escola. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, v. 3, n. 1, 1995.

GERHARDT, T.; SILVEIRA, D. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 18 de jul. de 2022.

LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. Revista da Associação Nacional de Educação (ANDE). v.3, p. 11-19. 1983.

LOPES, K. R.; MENDES, R. P.; FARIA, V. L. B. Livro de estudo: Módulo III. Brasília: MEC. 76p. Coleção PROINFANTIL, Unidade 3, v.2, 2006.

LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. Cortez: São Paulo, 1994.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MUNIZ, R. F. et al. Tendências pedagógicas: da síntese conceitual à mediação da aprendizagem na pós-graduação. Revista Docentes, v.5, n.13, p.74-83, 2020.

PAULA, M. C.; SOSTISSO, A. F. As tendências pedagógicas e o ensino de matemática: um estudo qualitativo. Debates em Educação. v. 13, n. 31, p. 451-467, 2021.

PONTE, J. P.; FONSECA, H. Orientações curriculares para o ensino da estatística: Análise comparativa de três países. Quadrante, v.10, n.1, p. 93-115, 2001.

QUEIROZ, C.; MOITA, F. As tendências pedagógicas e seus pressupostos. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007.

SOUZA, M. A. Prática Pedagógica: conceito, características e inquietações. In: IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem investigação na sua escola. Conclusões do Encontro, 2005, Lajedo, RS.

VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de didática. Papirus Editora, 1989.

VERDUM, P. Prática Pedagógica: o que é? O que envolve?. Revista Educação por Escrito. PUCRS, v.4, n.1, 2013.

Downloads

Publicado

01-01-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 94     PDF downloads: 73

Como Citar

SILVA, Reilan Bomfim da; SANTOS SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos. Tendências Pedagógicas no ensino de estatística: perspectiva de professores. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022064, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id729. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/93. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)