Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam matemática: constituição, energia e cultivo

Autores/as

  • Loreni Aparecida Ferreira Baldini loreni.baldini@gmail.com
    SEED
  • Júlio Cézar Rodrigues de Oliveira julioeconomist@hotmail.com
    UEL
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino marciacyrino@uel.br
    UEL

Palabras clave:

Comunidade de Prática, Formação de Professores, Ensino de Matemática, Educação Matemática

Resumen

Neste artigo, apresentam-se episódios da prática de um grupo de estudos, formado por professores e futuros professores que se constituiu em uma Comunidade de Prática de Formação de Professores de Matemática, com o objetivo de evidenciar aspectos dessa comunidade que proporcionaram a sua constituição, a sua energização e o seu cultivo. Para fundamentar as análises, foram utilizados os conceitos de Comunidades de Prática na perspectiva de Wenger (1998) e de Wenger, McDermott e Snyder (2002). As análises indicam que o engajamento mútuo e os empreendimentos articulados, fomentados pelas oportunidades de interação, de partilha de repertórios, de trocas de experiências e de ações planejadas pela coordenadora-formadora possibilitaram a negociação de significados e, por conseguinte, a aprendizagem docente. Fatores como a solidariedade, a criatividade e a confiança entre os membros foram essenciais para energizar e cultivar a Comunidade que se mostrou como um espaço fértil para a formação de professores

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Publicado

2017-06-30

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Cómo citar

FERREIRA BALDINI, Loreni Aparecida; RODRIGUES DE OLIVEIRA, Júlio Cézar; COSTA TRINDADE CYRINO, Márcia Cristina de. Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam matemática: constituição, energia e cultivo. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 14, n.º 16, p. 55–66, 2017. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/293. Acesso em: 11 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos