Desenvolvimento profissional de professores em direção a uma prática educativo-crítica em Educação Estatística

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v22id408

Palavras-chave:

Formação contínua, Desenvolvimento profissional, Educação Estatística, Pesquisa (auto)biográfica, Paulo Freire

Resumo

O artigo tem o objetivo de apresentar um recorte de uma pesquisa que analisou o desenvolvimento profissional de professores de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e participam de um grupo de estudos do componente de Matemática de uma Rede Municipal de Educação, em uma cidade do interior paulista. A dinâmica de trabalho desse grupo de estudos pauta-se em discussões teóricas e metodológicas sobre o ensino de estatística e probabilidade a partir da socialização e da reflexão das práticas docentes dos participantes. Realizou-se uma pesquisa com narrativas (auto)biográficas, consideradas como práticas de formação e autoformação, que promovem o processo reflexivo dos professores e suas repercussões nos processos de constituição da subjetividade e da inserção social. A construção dos dados ocorreu por meio das narrativas orais e escritas de dois professores sobre suas trajetórias profissionais, seus processos de desenvolvimento profissional e suas práticas docentes, ao desenvolverem atividades de estatística e probabilidade com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. As narrativas (auto)biográficas desses dois professores possibilitaram percepções sobre a experiência vista como um relato, captando a riqueza e os detalhes dos significados nos assuntos humanos, com base nas evidências do mundo e da vida. Nessas narrativas (auto)biográficas se observa a reconstrução da experiência, refletindo sobre o vivido e atribuindo significado ao sucedido. A partir da análise holística da forma, para encontrar a melhor expressão para as tramas expressas nos relatos, lança-se luz sobre os diálogos estabelecidos com a perspectiva freiriana, em um movimento analítico-reflexivo, do qual se evidenciam aspectos relevantes para se pensar sobre a formação contínua de professores participantes em um grupo de estudos, o qual assume uma dinâmica que potencializa o desenvolvimento profissional dos professores em direção a uma prática educativo-crítica em educação estatística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celi Espasandin Lopes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Solange Loureiro Pozzuto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Referências

BOLÍVAR BOTIA, Antonio; DOMINGO SEGOVIA, Jesús.; FERNÁNDEZ CRUZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque e metodología. Madrid: La Muralla, 2001.

CAMPOS, Celso; WODERWOTZKI, Maria Lúcia.; JACOBINI, Otávio. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

CAZORLA, Irene; KATAOKA, Verônica; SILVA, Claúdia. Trajetória e perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT-12. In: LOPES, Celi Espasandin;

COUTINHO, Cileda; ALMOULOUD, Saddo (Orgs.). Estudos e Reflexões em Educação Estatística. São Paulo: Mercado das Letras, 2010. p. 19- 42.

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

DAY, Christopher. A paixão pelo ensino. Porto: Porto Editora, 2004.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: Editora Unesp. 2004.

GRANDO, Regina Célia; NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi Espasandin. Narrativa de aula de uma professora sobre a investigação estatística. Educação & Realidade, [S. l.], v. 39, n. 4, p. 985-1002, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45897. Acesso em: 23 abr. 2023.

HARGREAVES, Andy. Os professores em tempos de mudanças. Alfragide: McGraw-Hill, 1998.

LOPES, Celi Espasandin. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatística e probabilidade na educação infantil. 2003. 281p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.

LOPES, Celi Espasandin. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cad. Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, jan./abr. 2008.

LOPES, Celi Espasandin. Educação Estocástica na infância. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v.6, n.1, p. 160-174, maio 2012.

LOPES, Celi Espasandin; SOCHA, Rogério. Investigação Estatística nas Aulas de Matemática. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, p. 01-18, 2020.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.

PASSOS, Cármem; NACARATO, Adair; FIORENTINI, Dario.; MISKULIN, Rosana; GRANDO, Regina; GAMA, Renata; MEGID, Maria Auxiliadora; FREITAS, Maria Teresa; MELO, Marisol. Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, Lisboa, v.15, n. 1-2, p.193-219, 2006.

SCARLASSARI, Nathalia Tornisiello. Narrativas de práticas em educação estatística e a agência profissional de professores de matemática. Tese (Doutorado Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2021.

Downloads

Publicado

01-08-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 304     PDF downloads: 112

Como Citar

LOPES, Celi Espasandin; POZZUTO, Solange Loureiro. Desenvolvimento profissional de professores em direção a uma prática educativo-crítica em Educação Estatística. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v22id408. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/408. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Educação Matemática com Paulo Freire: práticas, pesquisas e políticas