Desenvolvimento profissional de professores em direção a uma prática educativo-crítica em Educação Estatística
DOI:
10.37001/remat25269062v22id408Keywords:
Formação contínua, Desenvolvimento profissional, Educação Estatística, Pesquisa (auto)biográfica, Paulo FreireAbstract
O artigo tem o objetivo de apresentar um recorte de uma pesquisa que analisou o desenvolvimento profissional de professores de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e participam de um grupo de estudos do componente de Matemática de uma Rede Municipal de Educação, em uma cidade do interior paulista. A dinâmica de trabalho desse grupo de estudos pauta-se em discussões teóricas e metodológicas sobre o ensino de estatística e probabilidade a partir da socialização e da reflexão das práticas docentes dos participantes. Realizou-se uma pesquisa com narrativas (auto)biográficas, consideradas como práticas de formação e autoformação, que promovem o processo reflexivo dos professores e suas repercussões nos processos de constituição da subjetividade e da inserção social. A construção dos dados ocorreu por meio das narrativas orais e escritas de dois professores sobre suas trajetórias profissionais, seus processos de desenvolvimento profissional e suas práticas docentes, ao desenvolverem atividades de estatística e probabilidade com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. As narrativas (auto)biográficas desses dois professores possibilitaram percepções sobre a experiência vista como um relato, captando a riqueza e os detalhes dos significados nos assuntos humanos, com base nas evidências do mundo e da vida. Nessas narrativas (auto)biográficas se observa a reconstrução da experiência, refletindo sobre o vivido e atribuindo significado ao sucedido. A partir da análise holística da forma, para encontrar a melhor expressão para as tramas expressas nos relatos, lança-se luz sobre os diálogos estabelecidos com a perspectiva freiriana, em um movimento analítico-reflexivo, do qual se evidenciam aspectos relevantes para se pensar sobre a formação contínua de professores participantes em um grupo de estudos, o qual assume uma dinâmica que potencializa o desenvolvimento profissional dos professores em direção a uma prática educativo-crítica em educação estatística.
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