A formação docente na pesquisa (auto)biográfica: estado do conhecimento no CIPA 2018

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id764

Palavras-chave:

Educação Estatística, Pesquisa (auto)biográfica, Narrativas de si, Formação docente

Resumo

Este artigo visa mapear as pesquisas (auto)biográficas que tomam a narrativa de si como práticas de formação e autoformação em relação à Educação Estatística. Para tanto, busca-se responder à questão: o que se tem produzido de pesquisas (auto)biográficas no campo da Educação Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental no que se refere a formação docente? Para este mapeamento, consideraram-se os Anais do Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica – CIPA do ano de 2018, que é um importante fórum internacional de debates em Educação sobre pesquisas com narrativas biográficas e autobiográficas. A relevância está nas narrativas de si elaboradas pelos professores considerando suas aprendizagens docentes as quais possibilitam o redimensionamento de sua identidade profissional e promovem a agência docente. Tomaram-se como base metodológica os seguintes elementos dos estudos mapeados: o foco principal da investigação e seus subfocos; objetivos; participantes da pesquisa; metodologia e resultados. O estudo traz subsídios relevantes no tocante à importância da pesquisa (auto)biográfica para a formação docente, como também as lacunas a serem investigadas na Educação Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Solange Aparecida Corrêa, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Licenciada em Pedagogia (UNICAMP), Mestrado em Ensino de Ciências (UNICSUL) e doutoranda no Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL).

Celi Espasandin Lopes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Licenciada em Matemática (UNITAU) e em Pedagogia (FACEG). Mestrado e Doutorado em Educação (UNICAMP). Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia (UGA) e Professora Visitante na University of Miami (UM). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PUC - Campinas, São Paulo, Brasil.

Marcio Eugen Klingenschmid Santos, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL), Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL). Professor do Programa de Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática - UNICSUL, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

23-01-2023

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Como Citar

APARECIDA CORRÊA, Solange; LOPES, Celi Espasandin; KLINGENSCHMID SANTOS, Marcio Eugen. A formação docente na pesquisa (auto)biográfica: estado do conhecimento no CIPA 2018 . Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023003, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id764. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/4. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos