Pisa 2012 y Evaluación en Educación Matemática: análisis de ítems públicos en la subárea Cambios y relaciones

Autores/as

DOI:

10.37001/remat25269062v19id635

Palabras clave:

Pisa, Matemáticas, Evaluación a gran escala, Cambios y relaciones

Resumen

The aim of the current study is to present results of the analysis applied to contents and skills required in public Mathematics items of Pisa 2012. The research followed the documentary approach and analyzed three items in sub-area ‘Changes and Relationships’, which was selected due to high concentration of students at the lowest proficiency subscale levels. The on-screen discussion was part of a broader research aimed at better understanding results of Pisa in Mathematics based on different methodological approaches. Results have shown close harmony between proposals by Pisa and BNCC for the Mathematics field. It is Worth emphasizing that half of the public items in sub-area ‘Changes and Relationships’ are focused on proposals comprising the use of formulas and expressions. Such results can support other questions and investigations about the relationship between discipline matrix and evaluation in Mathematics Education.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2005). Professora Titular do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Carlos Augusto Aguilar Júnior, Universidade Federal Fluminense – UFF

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Quadro Permanente da Universidade Federal Fluminense, lotado no Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF e professor externo/convidado do Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Educação e Diversidade do campus Paracambi do IFRJ (IFRJ-CPar).

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília – UnB

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2012). Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UnB, Brasília, Brasil. 

Citas

AGUIAR, G.; ORTIGÃO, M. I. R. Letramento em Matemática: um estudo a partir dos dados do Pisa 2003. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 42A, p. 1-21, abr. 2012. (DOI https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100002). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bolema/v26n42a/02.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.

ANDRADE, W. M. O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e o currículo escolar: implicações no 9º ano do Ensino Fundamental. 2021. 221f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

ARRUDA, F. S. et al. Letramento matemático: um olhar a partir das competências matemáticas propostas na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 181-207, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/48745/pdf. Acesso em: 9 fev. 2021.

BACCHETTO, J. G.; PINTO JUNIOR, W. N. Oportunidade de aprendizagem de conteúdo em Matemática no Pisa 2012. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n. 68, p. 418-442, maio/ago. 2017. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/3905. Acesso em: 04 fev. 2021.

BARRIGA, A. D. A prova Pisa: idealização, cidadania global, imposição cultural e ausência de impacto pedagógico didático. In: ORTIGÃO, M. I. R. (Org.). Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o Pisa. Curitiba: CRV, 2018, p. 19-38. (Série: Temas em Currículo, Docência e Avaliação, v. 3).

BAUER, A. et al. (Orgs.). Vinte anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: origens e pressupostos. Ciclo de Debates. v. 1. Florianópolis: Insular, 2013.

BAUER, A. et al. Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1.367-1.382, dez., 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144607. Acesso em: 7 set. 2020.

BAUER, A.; GATTI, B. A. (Orgs.). Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Ciclo de Debates. v. 2. Florianópolis: Insular, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 2 set. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Nacional Pisa 2012. Brasília: Inep, 2013. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2014/relatorio_nacional_pisa_2012_resultados_brasileiros.pdf. Acesso em: 7 set. 2020.

CALDATO, J. C.; AGUILAR-JÚNIOR, C.A. Argumentação e Prova em Matemática: uma análise dos itens públicos do PISA 2012. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 01, p. 01-24, e202021, jan./dez., 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/10321. Acesso em 19 set. 2021.

FONSECA, V. G.; MANDARINO, M. C. F. O ensino aprendizagem de estatística no ensino médio por meio de projeto interdisciplinar. In: 5º ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - V EEMAT. Out. 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, SBEM-RJ, p. 56-66, 2010.

FRANCO, C.; BONAMINO, A. Iniciativas recentes da avaliação da qualidade da educação no Brasil. In: FRANCO, C. (Org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 15-28.

GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. 2. ed. Campinas: Alínea, 2001.

LIMA, P. V. P. et al. Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática. Tangram - Revista de Educação Matemática, v. 3, p. 03-26, 2020.

LIMA, R. de L. Avaliação em Geometria no Pisa 2012: uma análise dos conteúdos e dos itens disponibilizados pelo INEP. 2016. 114f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2016. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10804. Acesso em: 21 fev. 2020.

MACEDO, E. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para Educação. e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 3 p. 1.530-1.555, out./dez. 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/21666/15916. Acesso em: 9 fev. 2021.

MACIAS, E. M.; MONEREO C. M. Transformar a avaliação através do Pisa: o Projeto GAPPisa. In: ORTIGÃO, M. I. R. (Org.). Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o Pisa. Curitiba: CRV, 2018. p. 69-90. (Série: Temas em Currículo, Docência e Avaliação, v. 3).

MENDES, G. M. L.; SEGABINAZZI, M. Incluir, comparar e competir: serviços de avaliação externa em larga escala e inclusão escolar. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 63, p. 849-862, out./dez. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X33104. Acesso em: 15 fev. 2021.

MONEREO, C. (Org.). Pisa como escusa. Repensar la evaluación para cambiar la enseñanza. Barcelona: Graó, 2009.

MONEREO, C.; CASTELLÓ, M.; DURÁN, D.; GÓMEZ, I. Las bases psicoeducativas del proyecto Pisa como guía para el cambio en las concepciones y prácticas del profesorado de secundaria. Infancia y Aprendizaje, v. 32, n. 3, p. 421-447, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/233651476_Las_bases_psicoeducativas_del_proyecto_Pisa_como_guia_para_el_cambio_en_las_concepciones_y_practicas_del_profesorado_de_secundariaThe_psychoeducational_principles_of_the_Pisa_project_as_a_guide_for_ch. Acesso em: 23 fev. 2021.

MOREIRA, G. E. (Org.). Práticas de ensino de Matemática em cursos de licenciatura em Pedagogia: oficinas como instrumentos de aprendizagem. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Country note – Results from Pisa 2012. [s.l.]: OCDE, [s.d]. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2013/country_note_brazil_ pisa_2012.pdf. Acesso em: 04 fev. 2021.

ORTIGÃO, M. I. R.; AGUIAR, G. S. Letramento em Matemática: um estudo a partir dos dados do Pisa 2003. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 42A, p. 1-21, abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bolema/v26n42a/02.pdf. Acesso em: 9 fev. 2021.

ORTIGÃO, M. I. R. et al. Letramento em Matemática no Pisa: o que sabem e podem fazer os estudantes? Zetetiké (online), p. 375-389, 2018. Disponível em: http://https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/issue/view/1256/showToc. Acesso em: 2 set. 2020.

ORTIGÃO, M. I. R.; AGUIAR, G. S. Letramento em Matemática no Pisa. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, out. 2012, Petrópolis, Rio de Janeiro. Anais... Brasília, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2012. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/PDFs/GT08/CC66430259749_B.pdf. Acesso em: 9 set. 2020.

PEREIRA, C. M. M. C.; MOREIRA, G. E. Brasil no Pisa 2003 e 2012: os estudantes e a Matemática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 475-493, abr./jun. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742020000200475&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 2 set. 2020.

SILVA, L. A.; MANDARINO, M. C. F. Dificuldades no aprendizado de álgebra no oitavo ano do Ensino Fundamental. 5º ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - V EEMAT. Out. 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, SBEM-RJ, p. 84-96, 2010.

VAZ, R. F. N.; AGUILAR-JÚNIOR, C.A.; NASSER, L. Avaliações internas e externas para as aprendizagens: um debate necessário. In: SILVA, I. V.; KISTERMANN-JUNIOR, M. A. (Org.) Avaliação da Aprendizagem: possibilidades para a prática docente na educação básica. 2ª ed. ampliada e revisada. Taubaté: Editora Akademy, 2021. p. 137-156.

Publicado

2022-06-10

Métricas


Visualizações do artigo: 59     PDF (Português (Brasil)) downloads: 33

Cómo citar

ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho; AGUILAR JÚNIOR, Carlos Augusto; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Pisa 2012 y Evaluación en Educación Matemática: análisis de ítems públicos en la subárea Cambios y relaciones. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 19, n.º Edição Especial, p. e022035, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id635. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/56. Acesso em: 10 may. 2024.

Número

Sección

Práticas e Histórias de aulas de Matemática