Educação Financeira como possibilidade de uma Educação Libertadora
DOI:
10.37001/remat25269062v22id402Keywords:
Paulo Freire, Neoliberalismo, Educação Matemática, Consciência Crítica, Educação FinanceiraAbstract
Neste trabalho revisitamos uma pesquisa de mestrado recém defendida pelo primeiro autor, sob a orientação do segundo, que tinha como objetivo geral compreender o que se mostra em diálogos de cidadãos-professores-estudantes de pós-graduação em Educação Matemática ao se reunirem para discutir temas correlatos à Educação Financeira (EF). Nesse movimento de revisitação, percebemos convergências entre as discussões realizadas pelos participantes e alguns dos ideais Freirianos. Posto isso, situados em uma sociedade neoliberal, buscando uma EF crítica e libertadora, os conceitos freirianos como consciência crítica, diálogo, situação-limite e inédito viável são explorados. Feito isso, expõe-se que o artigo tem cunho qualitativo, articulando as falas dos sujeitos da pesquisa de mestrado em questão com os conceitos aqui apresentados, bem como com outros autores para assim constituir uma visão mais abrangente e fundamentada sobre o tema. Por fim, é apresentado que a EF pode ser uma ferramenta para uma educação crítica e que as obras de Paulo Freire iluminam este caminho, desafiando os indivíduos a ultrapassar limites, a sonhar, a cultivar a esperança e, principalmente, a questionar o sistema neoliberal vigente.
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