Conhecimentos próprios da docência na Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id366

Resumo

Nesse artigo, socializamos as problematizações e os encaminhamentos decorrentes das atividades desenvolvidas no Grupo de Discussão 02: Conhecimentos próprios da docência na Licenciatura em Matemática (GD 02). Tais discussões estiveram vinculadas às ações do VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática sediado nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo, em 2023. O GD 02 teve como objetivo promover discussões a respeito das especificidades dos processos formativos dos professores de matemática, com a intencionalidade de problematizar: (i) os conhecimentos próprios dos professores de matemática; (ii) os elementos constitutivos de sua Identidade Profissional enquanto docentes da área e (iii) os desafios urgentes da Licenciatura em Matemática frente aos contextos atuais. Ao reunir 17 integrantes no decorrer do momento de discussão, sendo oito docentes, sete estudantes, uma diretora de departamento e um coordenador de curso de Licenciatura em Matemática, as(os) participantes problematizam questões elencadas pelos debatedores convidados, bem como propuseram outros elementos desafiadores à Licenciatura em Matemática.

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Biografia do Autor

Enio Freire de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Pres. Epitácio – IFSP/PEP

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo,

campus

Presidente Epitácio (IFSP/PEP), Pres. Epitácio, São Paulo, Brasil.

Vinícius Pazuch, Universidade Federal do ABC – UFABC

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA). Professor Adjunto do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, São Paulo, Brasil.

Lucas Carato Mazzi, Universidade Estadual Paulista – Unesp

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP). Professor doutor assistente do Departamento de Matemática – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil.

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Publicado

28-09-2023

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Como Citar

DE PAULA, Enio Freire; PAZUCH, Vinícius; MAZZI, Lucas Carato. Conhecimentos próprios da docência na Licenciatura em Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023090, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id366. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/366. Acesso em: 27 abr. 2024.