Educação Financeira como possibilidade de uma Educação Libertadora

Autores/as

DOI:

10.37001/remat25269062v22id402

Palabras clave:

Paulo Freire, Neoliberalismo, Educação Matemática, Consciência Crítica, Educação Financeira

Resumen

Neste trabalho revisitamos uma pesquisa de mestrado recém defendida pelo primeiro autor, sob a orientação do segundo, que tinha como objetivo geral compreender o que se mostra em diálogos de cidadãos-professores-estudantes de pós-graduação em Educação Matemática ao se reunirem para discutir temas correlatos à Educação Financeira (EF). Nesse movimento de revisitação, percebemos convergências entre as discussões realizadas pelos participantes e alguns dos ideais Freirianos. Posto isso, situados em uma sociedade neoliberal, buscando uma EF crítica e libertadora, os conceitos freirianos como consciência crítica, diálogo, situação-limite e inédito viável são explorados. Feito isso, expõe-se que o artigo tem cunho qualitativo, articulando as falas dos sujeitos da pesquisa de mestrado em questão com os conceitos aqui apresentados, bem como com outros autores para assim constituir uma visão mais abrangente e fundamentada sobre o tema. Por fim, é apresentado que a EF pode ser uma ferramenta para uma educação crítica e que as obras de Paulo Freire iluminam este caminho, desafiando os indivíduos a ultrapassar limites, a sonhar, a cultivar a esperança e, principalmente, a questionar o sistema neoliberal vigente.

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Biografía del autor/a

Fabio Alves Menecucci, Universidad Estatal Paulista

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Lucas Carato Mazzi, Universidad Estatal Paulista

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

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Publicado

2024-08-01

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Cómo citar

MENECUCCI, Fabio Alves; MAZZI, Lucas Carato. Educação Financeira como possibilidade de uma Educação Libertadora. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v22id402. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/402. Acesso em: 30 abr. 2025.

Número

Sección

Edição Especial - Educação Matemática com Paulo Freire: práticas, pesquisas e políticas