Desinvisibilizar currículos pensadospraticados de matemática, perspectivas para a pesquisa em currículo

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v21id452

Palavras-chave:

Currículo, desinvisibilizar, política curricular, práticas emancipatórias

Resumo

Neste texto, temos o propósito de apresentar os quadros teórico-metodológicos que têm subsidiado as pesquisas que orientam nossa proposta de desinvisibilizar currículos pensadospraticados, práticas emancipatórias, insubordinações criativas e outros aspectos capazes de ampliar a institucionalidade desses currículos em meio às disputas que marcam o campo curricular, além de evidenciar a dimensão da autoria docente, que emerge da ruptura com o paradigma que cinde quem pensa e quem faz currículo, assumindo-a como direito no campo da profissionalização da docência. Para isso, recuperam-se elementos de trabalhos anteriores, orientados pela Sociologia das Ausências e das Emergências, suas implicações e perspectivas para as pesquisas sobre currículo em Educação Matemática, a fim de também tensionar essa opção teórico-metodológica. Esse aspecto, que se evidencia como resultado, neste texto, está representado pelos aprimoramentos e tensionamentos que se podem perceber entre o primeiro e o segundo quadro teórico-metodológico apresentados. Caracterizamos, portanto, quatro possibilidades para as pesquisas com tais afinidades em nossa área a partir do reconhecimento de que a criação curricular cotidiana de professoras e professores tem sido produzida ativamente como inexistente, sobretudo pelas políticas curriculares prescritivas. Tais possibilidades, resultados deste estudo e subsidiárias de outros estudos correntes, enfatizam, de um lado, políticas curriculares que tenham sido capazes de acolher ou promover a autoria docente e o não desperdício dessas experiências e, de outro, a desinvisibilização das próprias práticas produzidas por esses sujeitos.

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Biografia do Autor

Júlio César Augusto do Valle, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade de São Paulo (USP).

Maria Luiza Rocha Bueno, Stanford University

Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Mestranda em Educação pela Stanford University.

 

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Publicado

21-06-2024

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Como Citar

VALLE, Júlio César Augusto do; BUENO, Maria Luiza Rocha. Desinvisibilizar currículos pensadospraticados de matemática, perspectivas para a pesquisa em currículo. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 21, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v21id452. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/452. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática